Relatório Area de Triagem e Transbordo (ATTR)

616 palavras 3 páginas
ATTR- Área de transbordo triagem e reciclagem de resíduo da construção civil
A idéia é que se tenha 7 ATTRs distribuídas pela cidade para facilitar a logística, como por exemplo a ATTR da Fercal deverá atender áreas como Planaltina, Sobradinho e Fercal.
Durante o percurso o material sofre atrito, gerando uma pulverização do material, por isso o caminhão quando chega à ATTR o primeiro procedimento deverá ser a umidificação do entulho para evitar o impacto do particulado, fazendo o material virar uma espécie de lama.
A segunda etapa do procedimento é a identificação administrativa do caminhão, sendo que este foi previamente cadastrado na central.
A terceira etapa é a pesagem do resíduo, e como o caminhão já é previamente cadastrado o operador já sabe seu peso, ou seja, a sua tara, sendo assim o operador pega o peso do caminhão tira a tara e assim obtém apenas o peso do resíduo.
A quarta etapa é o transbordo do resíduo na área de transbordo, e nessa fase ocorre uma triagem desse resíduo, separando do meio destes materiais de ferro, de cano e etc, como estes são resíduos ou rejeitos classe B, vão para tambores e posteriormente para aterros sanitários.
A quinta etapa é a reciclagem. Através de uma pá carregadeira o resíduo é jogado dentro do alimentador vibratório,neste o primeiro processo ocorre no britador de mandíbula primário no qual o resíduo sofre o processo de rompimento por compressão e abaixo desse britador há uma boca de saída que deve ser regulada de acordo com o tamanho do grão desejado. O resíduo só abandona a câmara de britagem quando a granulometria dele está menor que a boca de saída. Como na área de transbordo foi feita uma triagem apenas superficial, depois que o resíduo é quebrado novamente, ele vai para a esteira que possui acima dela um eletroímã, o qual serve para puxar o material metálico que passou no primeiro processo de triagem, e este material metálico é encaminhado para o aterro sanitário.
O material que sobra continua nas esteiras e vai

Relacionados

  • Cassio 99
    1383 palavras | 6 páginas
  • Plano de gerenciamento de resíduos
    22329 palavras | 90 páginas
  • Política Nacional de Resíduos Sólidos - Estudo de Caso: Erradicação dos lixões e Implementação de Aterros sanitários
    5257 palavras | 22 páginas
  • PGRCC 2014.1
    10047 palavras | 41 páginas