Relatório 2 Fádua Cozac e Nicole Rizzi

731 palavras 3 páginas
Práticas de Laboratório
Aula nº 2
Nome(s): Fádua Cozac e Nicole Rizzi
Data: 12/03/2015

1. Objetivo da aula

Por meio de cálculos e medições encontrar os valores de corrente, diferença de potencial e potência dissipada em dois circuitos e comparar os resultados.

2. 2.1 - Como deve ser a Resistência Interna do multímetro quando é usado para medir Tensão? Quando se utiliza um multímetro para medir tensão deve-se colocar o multímetro em paralelo com o circuito e a sua resistência interna, na teoria, deve tender ao infinito. Mas como isso é impossível ela deve ser a maior possível para que não ocorra um grande desvio da corrente, o que alteraria no valor medido.

2.2 - Como deve ser a Resistência Interna do multímetro quando é usado para medir Corrente Elétrica? Quando se utiliza um multímetro para medir a corrente deve-se colocar o multímetro em serie com o circuito e a sua resistência interna, na teoria, deve ser nula. Mas como isso é impossivel ele deve ser a menor possível para que não interfira no funcionamento do circuito.

2.3 - Explique a Lei de Ohm.
Quando se aplica uma voltagem ou diferença de potencial U em um condutor, a uma dada temperatura, uma corrente elétrica i proporcional a U é gerada. Ou seja, haverá um constante R=U/i, chamada de resistência, diferente dependendo do material. Podendo assim descrever a seguinte relação matemática: U = R.i (lei de Ohm). Sendo denotados U em volts, i em amperes e R em ohms.

2.4 – Como se calcula a tensão de resistores em Série? Para calcular a tensâo de cada reistor de um conjunto de resistores em série, será U1=U(R1/Req).Sendo "U1" e "R1",a tensão e a resistência de um resistor a escolha, e "Req" a resistência equivalente do sistema.

2.5 – Como se calcula a corrente de resistores em paralelo?
Usando a Lei de Ohn temos U=R.i -> i=U/R. Como cada resistor tem uma corrente diferente, a corrente total será i(total)=U1/R1 + U2/R2 ... UN/RN, para "n" resistores. Porém como são resistores em paralelo U1=U2=UN=U,

Relacionados