Relatprio

322 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho visa apresentar as principais características da Mycobacterium leprae ou bacilo-de-hansen que é uma actinobactéria, responsável pela hanseníase (lepra).
Esta bactéria com forma de bacilo é identificada apenas com uma técnica especialmente agressiva, a técnica de Ziehl-Neelsen.
A M. leprae, tal como a M. tuberculosis, é de crescimento extremamente lento quando comparado com o de outras bactérias. Ambas são parasitas intracelulares obrigatórios.
A micobactéria parasita os macrófagos e as células de Schwann que formam a mielina dos nervos periféricos. A destruição da mielina leva à disfunção dos nervos, isto faz com que a pessoa perca o tato.

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS DO
Mycobacterium leprae

Taxonomicamente, o Mycobacterium leprae M leprae) pertence 'a ordem ActinomyceIalis e família Mycobaderiaceae. Apre-senta-se sob a forma de bacilo reto ou levemente encurvado, com ex-tremidades arredondadas, medindo aproximadamente de 1 a 8 mm de comprimento e 0,3 min de diâmetro. 0 M. leprae, ou bacilo de Hansen, é um parasita intracelular obrigatório, predominante em macrófagos onde podem ser observados formando aglomerados ou globias, em arranjos paralelos que lembram um maço de cigarro. A reprodução ocorre pelo processo de divisão binária, é gram-positivo e fortemente álcool-ácido resistente quando submetido à coloração de Ziehl-Neelsen, na qual apresentam-se, na maioria deles, corados de forma irregular ou granular Este aspecto foi observado por Hansen e posteriormente confirmado por outros pesquisadores. Em 1895, Hansen e
Looft consideraram a transformação em grânulos como um fator de degeneração, ou seja, morte bacilar
Finalmente, em 1960, outros pesquisadores observaram, através de microscopia ótica e eletrônica, que os bacilos corados irregularmente não estavam viáveis devido a perda parcial do conteúdo celular que ocorre após a morte bacilar A perda do material citoplasmatico é decorrente de alterações na membrana

Relacionados

  • Relátprios
    564 palavras | 3 páginas
  • relatprio Quimica exp -3 uff
    978 palavras | 4 páginas
  • Administração
    2374 palavras | 10 páginas