RELATORIOTESTEDACHAMA

713 palavras 3 páginas
TESTE DA CHAMA
Relatório a ser entregue á disciplina de Química Experimental, como obtenção de nota parcial referente ao primeiro período do curso de Engenharia Química.

PONTA GROSSA - PR
ABRIL/2014

INTRODUÇÃO
O teste da Chama, também chamado prova da chama, é um importante processo de identificação utilizado em análise química, para a detecção de íons metálicos, baseado no espectro de emissão do elemento, gerando uma luz com cor característica para cada substância ao colocá-la na presença da chama.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No ano de 1913, Niels Bohr, cientista dinamarquês, aperfeiçoou um modelo atômico estudado por Ernest Rutherford, baseado na teoria de que o núcleo de um átomo é formado por prótons e ao redor de tal núcleo possui elétrons, aplicando a teoria de Max Planck (no ano de 1900, Planck já teria estipulado a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas sim em “pacotes”, os quais receberam o nome de quantum).

Com base nos postulados de Bohr, os elétrons, que estão ao redor do núcleo, movem-se em órbitas com número limitado. O elétron que se move em apenas uma órbita (órbita estacionária) não absorve nem emite qualquer tipo de energia. Quando o elétron se transfere de uma órbita para outra, tal elétron absorve ou emite uma quantidade específica de energia, chamada quantum.

Com os postulados de Niels Bohr e outros conhecimentos de grandes estudiosos anteriores, foi criado o “teste da chama”, que se baseia em um procedimento que verifica a presença de íons metálicos em substâncias químicas a partir da emissão de energia característico de cada elemento químico com a introdução da amostra em uma chama, observando a cor resultante. Isto ocorre devido a alguns elétrons da última camada de valência do elemento absorverem a energia da chama que é em forma de calor e passarem para um nível de energia mais elevado (órbita) produzindo um “estado excitado”. Quando um destes elétrons volta para uma órbita anterior (estado

Relacionados