TRANSPOSI O E RECOMBINA O S TIO

1016 palavras 5 páginas
TRANSPOSIÇÃO E RECOMBINAÇÃO SÍTIO-ESPECÍFICA CONSERVATIVA
Existe dois tipos diferentes de recombinação, a transposição ou recombinação transposicional e a recombinação sítio­específica conservativa, que não necessitam de uma grande homologia entre as regiões de DNA. Esses dois tipos de eventos de recombinação podem alterar a ordem dos genes ao longo do cromossomo e provocar tipos incomuns de mutações que adicionam novas informações aos genomas.
Esses tipos de recombinação são especialmente responsáveis pelo deslocamento de uma variedade de segmentos especializados de DNA, denominados coletivamente elementos genéticos móveis, de uma posição a outra em um genoma. Tais elementos podem variar em tamanho de algumas poucas centenas até dezenas de milhares de pares de nucleotídeos, e cada um geralmente carrega um conjunto determinado de genes. Frequentemente, um dos genes codifica uma enzima especializada que catalisa o deslocamento apenas desse elemento, possibilitando esse tipo de recombinação.
Os elementos genéticos móveis geralmente são considerados como parasitas moleculares que persistem porque as células não podem livrar-se deles; eles quase chegaram a ultrapassar nosso próprio genoma. Contudo, eles podem proporcionar benefícios à célula como, por exemplo, os genes que eles transportam algumas vezes podem ser vantajosos, como no caso de resistência a antibióticos nas células bacterianas discutido a seguir. O deslocamento dos elementos genéticos móveis também produz muitas das variantes genéticas necessárias à evolução, pois além de se deslocarem, provocam rearranjos ocasionais nas sequências adjacentes no geno­ ma do hospedeiro. Assim, mutações espontâneas, observadas na Drosophila, em humanos e em outros organismos, normalmente ocorrem devido aos elementos genéticos móveis. Enquanto a grande maioria dessas mutações será prejudicial ao organismo, algumas resultarão em uma capacidade aumentada e tendem a se espalhar na população. E quase certo que muito da

Relacionados

  • Inteligência artificial
    173775 palavras | 696 páginas