RelatorioIME

516 palavras 3 páginas
Instrumentação e Medidas Eléctricas

Implementação de uma Malha de Fase Síncrona na Instrumentação
(Phase-Locked Loop)

Realizado por:
Nome: Nº:
Nome: Nº:
Nome: Nº:
Nome: Nº:
Turno:_______
Ano Lectivo:
2012/2013
Responsável pela disciplina:
Stanimir Valtchev
Índice

Conteúdo 2
Introdução 3
Fundamentos teóricos 4
PLL (Phase LockedLoop) 4
Aplicações da PLL 6
Material 7
Execução do trabalho 8
Conclusão 10

Introdução

A execução laboratorial “ Implementação de uma Malha de Fase Síncrona na Instrumentação” tem como objectivo o estudo da PLL (Phase-Locked Loop).
Começamos por analisar os elementos constituintes da PLL e de seguida realizámos o estudo de uma aplicação de dois circuitos integrados deste tipo, ligados de modo a transferir dados analógicos por meio de frequências.
Ao longo do relatório serão apresentadas conclusões tiradas apos a observação do comportamento com algumas variações na montagem de modo a que se entenda o comportamento da PLL

Fundamentos teóricos

PLL (Phase LockedLoop)

Figura 1- Configuração simplificada do PLL

PLL é um sistema de realimentação negativa que permite ter na saída um sinal cuja frequência seja proporcional à frequência do sinal de entrada.

Constituição da PLL

Figura 2 - Detector de Fase

Detector de fase, Gera um sinal proporcional à diferença de fase dos sinais de entrada. Implementação digital (XOR) ou analógica (multiplicador);

Figura 3 – Filtro Passa baixo – circuito RLC

Filtro passa-baixo - Elimina componentes de frequência superior na saída do Detector de Fase e extrai somente a componente continua que serve de tensão de controle Uvco do VCO.

Oscilador controlado por tensão (VCO) - gera sinais sinusóides ou com outra forma A frequência de saída (US) é proporcional à tensão de entrada do VCO.

Aplicações da PLL
•Recuperação e identificação de sinais de relógio e

Relacionados