Relatorio

Páginas: 15 (3668 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
GD – Patologia
1 - O que é uma inflamação?
Resposta: É uma reação complexa em tecidos que consiste principalmente nas respostas dos vasos sanguíneos e leucócitos.
2- Como a inflamação pode ser?
Resposta: Pode ser aguda ou crônica, dependendo da natureza do estímulo e da efetividade da reação inicial em eliminar o estímulo ou os tecidos danificados.
3- Descreva a inflamação aguda e ainflamação crônica
Resposta:
a) Aguda: É rápida no início e de curta duração, persistindo a horas ou poucos dias. Suas características são a exsudação e fluido e proteínas do plasma (edema) e a migração de leucócitos, predominantemente neutrófilos (polimorfonucleares).
b) Crônica: pode se seguir a inflamação aguda ou ser insidiosa no início. Ela é de longa duração e está associada à presença delinfócitos e macrófagos, proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e destruição tecidual.
4- Quando há a cessação da inflamação?
Resposta: Quando o estímulo agressor é removido e os mediadores químicos se dissipam (são eliminados pelo nosso organismo) ou são inibidos.
5- Quais são os sinais da inflamação?
Resposta: Rubor, tumor, calor, dor e perda da função.
6- Descreva as principais manifestações dainflamação aguda.
Resposta: 1- Dilatação vascular (vasodilatação) e aumento do fluxo sanguíneo (causando eritema e calor). 2- Extravasamento e deposição extravascular de fluido plasmáticos e proteínas (edema). 3- Emigração e acúmulo de leucócitos no local da injúria (movimento chamado quimiotaxia)
7- Quais as fases da fagocitose?
Resposta: Reconhecimento e fixação, engolfamento, destruição edegradação.
8- As reações inflamatórias agudas podem ser desencadeadas por uma série de estímulos. Cite quais:
Resposta: 1- Infecções (bacteriana, viral, fúngica ou fungo, parasítica) e toxinas microbianas. 2- Necrose tecidual de qualquer causa, incluindo isquemia (como em um infarto do miocárdio), trauma e injúria física e química (queimaduras, úlcera de frio, irradiação, exposição a algunsagentes químicos ambientais). 3- Corpos estranhos. 4- Reações imunes, causando as doenças autoimunes.
9- Explique o que é um transudato e um exsudato. (tipos de edema)
Resposta: Transudato é formado quando o fluido extravasa por causa da pressão hidrostática aumentada ou da pressão osmótica diminuída com baixo conteúdo protéico. Um exsudato é formado na inflamação porque a permeabilidade vascularaumenta como resultado dos espaços interendoteliais aumentados, tem alta concentração protéica, contém restos celulares e tem uma alta gravidade específica.
10- Descreva o recrutamento dos leucócitos para os locais de infecção e injúria.
Resposta: 1- Na luz do vaso: marginação, rolamento e adesão ao endotélio. Na inflamação o endotélio é ativado e pode se ligar aos leucócitos, como um prelúdio desua saída dos vasos sanguíneos. 2- Migração através do endotélio e parede do vaso. 3- Migração nos tecidos em direção aos estímulos quimiotáticos.
11- Quanto a morfologia da inflamação aguda, quais são as características?
Resposta: a) A inflamação serosa é marcada pelo derramamento de um fluido fino que pode ser derivado do plasma ou de secreções das células mesoteliais revestindo as cavidadesperitoneal, pleural e pericárdica. Esse fluido nessas cavidades é chamado de efusão.
b) Inflamação fibrinosa é caracterizada pela formação e deposição de fibrina no espaço extracelular. Exsudato fibrinoso é característica de inflamação no revestimento de cavidades do corpo, tais como meninges, pericárdio e pleura.
12- Cite algumas causas de inflamação crônica:
Resposta: Infecção persistente (TBC,Treponema pallidum), exposição prolongada a potenciais agentes tóxicos, exógenos ou endógenos (sílica, aterosclerose) e autoimunidade (AR, LES, esclerodermia, miopatias inflamatórias).
13- Quais as células mononucleares da inflamação crônica?
Resposta: Macrófagos, linfócitos e plasmócitos.
14- Correlacione:
1- Edema
2- Congestão
3- Hiperemia
4- Hemorragia

(3) Processo ativo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!