Relatorio

Páginas: 7 (1669 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
EQUILÍBRIO QUÍMICO





INTRODUÇÃO
Toda reação química tende a um estado de equilíbrio dinâmico no qual a velocidade das reações direta e inversa é igual e não há mudança na composição. No sistema em equilíbrio as reações direta e inversa ocorrem simultaneamente, com a mesma rapidez e as concentrações dos reagentes e produtos são inalteradas ao longo do tempo. Um sistema emequilíbrio tende a ficar indefinidamente nessa situação, caso não sejam alteradas as condições experimentais em que se encontra.
Como os equilíbrios são dinâmicos, eles respondem a mudanças nas condições. É possível prever como a composição de uma reação em equilíbrio tende a mudar quando as condições são alteradas. O químico francês Henri Le Chatelier identificou os princípios:
“Quando umaperturbação exterior é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar para minimizar o efeito desta perturbação.”
Ao adicionar ou retirar uma substância uma presente em um sistema em equilíbrio sua concentração é alterada e com isso o estado de equilíbrio do sistema também. Se a concentração dos produtos está muito alta (ou a concentração dos reagentes está muito baixa)a reação tende a processar inversamente em direção aos reagentes. Se a concentração de reagentes é maior que a de produtos, a reação tende a se processar diretamente e formar produtos.
Quando um reagente é adicionado a uma mistura em equilíbrio, a reação tende a formar produtos. Quando um reagente é removido, mais reagente tende a se formar. Quando um produto é adicionado, a reação rende aformar reagentes. Quando um produto é removido, mais produto é formado.
A relação entre as concentrações dos reagentes e dos produtos é chamada de expressão de equilíbrio e a constante de equilíbrio é o valor numérico obtido a partir dessa relação. A constante de equilíbrio está relacionada com a energia livre padrão. Cada reação tem sua própria constante de equilíbrio característica, com um valor quesó pode ser mudado pela variação da temperatura. A constante também permite-nos prever a direção na qual a reação se processa quando os reagentes e produtos estão presentes a uma concentração arbitrária. É importante compreender, entretanto, que uma constante de equilíbrio nada diz a respeito da velocidade na qual o equilíbrio é atingido. A termodinâmica, como sempre, não se refere a velocidades.Aumentando a temperatura de uma mistura em equilíbrio haverá tendência de deslocamento na direção endotérmica da reação e a formação de reagentes será favorecida. Uma entalpia de reação positiva indica que a reação é endotérmica no sentido direto. Uma entalpia da reação negativa indica que a reação é endotérmica no sentido inverso.
Já com a diminuição da temperatura, haverá tendência dedeslocamento na direção exotérmica da reação e assim a formação de produtos será favorecida.

OBJETIVOS
Observar o deslocamento do equilíbrio químico de uma reação a partir de fatores como variação da temperatura e concentração dos reagentes
MATERIAIS
1. Pipeta graduada de 10mL;
2. Proveta de 5mL;
3. Tubos de ensaio (4)
4. Béquer de 50 mL (4),de 100mL(1) e 250mL (1);
5. Homogenizadormagnético com aquecedor;
6. Suporte para tubo de ensaio

REAGENTES
1. Solução 0,05 mol L-1 de K2CrO4 (2 mL);
2. Solução 0,05 mol L-1 de K3Cr2O7 (8 mL);
3. Solução 0,5 mol L-1 de NH4OH (2 mL);
4. Solução 1 mol L-1 de HCl (2 mL);
5. Solução 1 mol L-1 de NaOH (2 mL);
6. Solução 0,5 mol L-1 de Ba(NO3)2 (2 mL);
7. Solução hidro-alcoólica ( CoCl2) (4 mL)
8. Solução alcoólica de fenolftaleína
9. HClconcentrado (2 mL);
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Procedimento 1
A – Em um tubo de ensaio contendo solução de íons dicromato de cor alaranjada, adicionou-se gotas da solução de NaOH. Observou-se que a cor da solução mudou para amarela. Com a adição da solução de NaOH, os íons OH- reagiram com os íons H+ formando água. Assim, aumentou a concentração dos produtos, deslocando o equilíbrio do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!