relatorio

Páginas: 6 (1262 palavras) Publicado: 2 de julho de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ – UNIFEI / CAMPUS ITABIRA
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA


ENGENHARIA DE FLUIDOS


PRÁTICA Nº 2

Transformação Isotérmica - Lei de Boyle-Mariotte

PROFESSOR: Valdir Tesche Signoretti

Amanda karolynne Rocha Silva 19482




Itabira, 27 de Outubro de 2011
Sumário
Resumo ………………………………………………………………………………………………………………………………………………….2Resumo
Este trabalho é referente ao estudo e verificação da lei de Boyle-Mariotte.
A lei de Boyle-Mariotte menciona a influência da pressão sobre o volume de um gás. À temperatura constante, o volume ocupado por determinada massa gasosa é inversamente proporcional à sua pressão.
Introdução
O período entre os séculos XVII e XIX foi de muita importância para a ciência. Com ainvenção do termômetro e do barômetro, juntamente a balanças com maior precisão, pode-se, também, descobrir algumas propriedades dos gases.
Em 1662, Robert Boyle publicou um trabalho em que apresentava vários experimentos onde era medido o volume dos gases em função da pressão exercida sobre eles, em diferentes temperaturas. Boyle observou que o volume do gás variava proporcionalmente à pressão. Eledescobriu que a medida que a pressão aumentava o volume do gás diminuía de forma proporcional . Boyle observou, também, que sem a variação de temperatura o produto pressão x volume (PV) é uma constante.
Matematicamente falando



O valor da constante depende da temperatura e da quantidade de gás na amostra.
Mais tarde, em 1676, outro pesquisador obteve os mesmos resultados ao relacionarvolume com pressão de um gás à temperatura constante, Edmé Mariotte.
A lei , hoje conhecida como lei de Boyle-Mariote, diz que "sob temperatura constante (condições isotermas), o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo inversamente proporcionais, qualquer aumento de pressão produz uma diminuição de volume e qualquer aumento de volume produz uma diminuição de pressão".Essa lei pode ser escrita matematicamente



onde P1 e P2 são as pressões iniciais e finais, respectivamente, e, de forma análoga, V1 e V2 os volumes.
Em uma transformação isotérmica, pré-requisito da lei de Boyle-Mariotte, ou seja, em um processo o qual a temperatura se mantém constante, a curva do gráfico Pressão em função do Volume obedece à equação P = k/V e apresenta a seguinte forma.Figura 1 - Representação gráfica da lei de Boyle-Mariotte

Objetivos
Encontrar o volume V0 do sistema;
encontrar o valor de K para o ar;
descobrir até que ponto a lei de Boyle-Mariotte é válida para o ar.

Materiais e Equipamentos
01 aparelho gaseológico Emília EQ037C;



Procedimentos Experimentais
Com a válvula de torniquete aberta, puxou-se o êmbolo da seringa até atingir amarca de 20 ml de ar e, neste momento, fechou-se a válvula de torniquete. Girou-se o manípulo, baixando o êmbolo da seringa até que o manômetro iniciou a medida e anotou-se o volume correspondente. Esperou-se 60 segundos para ver se houve redução na pressão, o que indicaria presença de vazamentos.
Variou-se o volume do ar contido na seringa girando o manípulo. Comprimiu-se gradualmente o gásconfinado dando três voltas do manípulo a cada leitura, variando o volume ∆V. A cada volta do manípulo, ocorreu uma variação de 0, 45 ml no volume do gás aprisionado (3 voltas x 0,45 ml/volta = 1,35 ml).
Anotou-se as pressões correspondentes na Tabela 1.
Nesse experimento a pressão total foi calculada pela adição algébrica da pressão atmosférica P0 mais uma sobre pressão atmosférica p, provocada pelacompressão produzida ao girar-se o manípulo empurrando o êmbolo. Para esse experimento utilizou-se como pressão atmosférica 1 kgf/cm2 (1 ATM = 0,967842 kgf/cm2)
P = P0 + p
Para determinar o volume inicial do gás fez-se os procedimentos abaixo.
O volume inicial do gás (ar) é aquele contido no interior do manômetro, seringa, tubo de conexão, etc.
Quando girou-se o manípulo um certo número de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatório
  • relatorio
  • Relatorio
  • relatorio
  • Relatorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!