RELATORIO TRABALHO DE QUIMICA 03

Páginas: 5 (1134 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Parte 1: Comprovação da Lei de Lavoisier
INTRODUÇÃO
Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substânciasparticipantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanececonstante.
Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".
















OBJETIVOS
Conhecer a Lei de Lavoisier
Conhecer conceitos de estequiometria
Observar a formação de produtos em uma reação
Realizar métodos de pesagem
MATERIAIS
3 béquers de 100ml
2 pipetas volumétricas
Pera (para pipeta)
Bastão de vidro
Cloreto de bário 1,0mol/L
Acido sulfúrico 1,2 mol/L
Balança
Espátula
PROCEDIMENTO
Foi numerado 3 béqueres de 1 a 3 e pesado cada um. Após foi transferido para o béquer 1, com auxilio da pipeta, 10 mL da solução de cloreto de bário 1,0 mol/L e pesada a massa desse conjunto. Sendo possível assim determinar a massa do sal. Com outra pipeta foi transferido 10 mL de ácido sulfúrico 1,2 mol/L para o béquer 2 e pesou o conjunto.Sendo possível assim determinar a massa do ácido. Em seguida o conteúdo do béquer 1 (cloreto de bário) foi transferida para o béquer 3 e logo após, transferiu lentamente o conteúdo do béquer 2 (ácido sulfúrico) para o mesmo recipiente, verificando a formação de um precipitado branco e fino (sulfato de bário).
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Os três béqueres foram pesados obtendo a massa:
BÉQUER 1: 48,8g
BÉQUER 2: 54,77 g
BÉQUER 3: 47,92 g
Após transferir a solução de cloreto de bário para o béquer 1, obteve massa de 60,1 g. Assim, foi possível verificar a massa do sal (massa do béquer com cloreto – massa do béquer vazio) obtendo 11,3 g. Em seguida ao transferir ácido sulfúrico para o béquer 2 e pesado, obteve massa de 65,48 g. Obtendo a massa do ácido (massa do béquer com ácido – massa dobéquer vazio) verificou 10,71 g. Ao transferir o conteúdo do béquer 1 e 2 para o béquer 3, obtendo sulfato de bário, registrou a massa de 69,68 g. Obteve assim a massa dos produtos (massa do béquer com sulfato – massa do béquer vazio) que foi de 21,76 g.
Foi possível observar que a quantidade de reagentes é a mesma que a de produtos formados. No experimento não obteve os valores exatamente iguaisdevido a erros de pesagem, porém os valores encontrados estão dentro da margem de erro permitida.






















Parte 2: Determinação do teor de bicarbonato em comprimido efervescente
INTRODUÇÃO
Comecemos por definir o que é Bicarbonato de sódio: o principal componente dos antiácidos. Conhecido quimicamente como NaHCO3, o bicarbonato de sódio é um pó branco que constitui uma misturacristalina solúvel em água. Este composto se classifica como alcalino solúvel e recebe também a denominação de hidrogeno carbonato de sódio.

O Bicarbonato de sódio, quando diluído, libera gás carbônico segundo a equação:

NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

Como se vê, os produtos da reação são dióxido de carbono, cloreto de sódio e água.
Repare que na presença de água, o NaHCO3 reage com os ácidosliberando CO2 (g), o responsável pela efervescência. Podemos notar a presença do dióxido de carbono ao ingerirmos o antiácido através da liberação de gás pela boca (arroto). 

Os Antiácidos estomacais tem o poder de neutralizar o excesso de HCl (ácido clorídrico) do suco gástrico presente em nosso estômago, este ácido auxilia na digestão dos alimentos que ingerimos. O desconforto estomacal pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Quimica Relatorio 03
  • Relatorio quimica pratica 03 de 2015
  • RELATORIO 03
  • 03 Relatorio
  • 03 Relatorio Quimica Densidade De S Lido E L Quido Experimento 3
  • Experimento 03 Quimica experimental
  • Relatório quimica reações quimicas
  • quimica relatorio reacoes quimicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!