CONVERTER A CRISE EM OPORTUNIDADE

Páginas: 46 (11473 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
CONVERTER A CRISE EM OPORTUNIDADE: COMO AS RELAÇÕES PÚBLICAS PODEM AUXILIAR A EMPRESA EM SITUAÇÕES DE CRISE
 
 
Trabalho de Conclusão de Curso
Estudo de Caso
PlayCenter 
Discente
Mateus Furlanetto de Oliveira
Orientadora
Profª. Drª. Margarida Maria Krohling Kunsch
Instituição de Ensino
Universidade de São Paulo – USP
Conclusão
1996
 
 
INTRODUÇÃO
É interessante observar a forma como as empresasenfrentam as situações adversas que surgem. Desde a resposta dada às cartas de reclamação de clientes, aos testes que encontram defeitos ou falhas em seus produtos até o gerenciamento completo de uma crise.
Algumas vezes, nota-se um despreparo muito grande por parte das empresas e se conclui que não está sendo dada a devida atenção a problemas que têm o potencial de arranhar sua imagem oureputação, quando não administrados de forma adequada.
Isto reflete a pouca preocupação que as empresas dão a questões que podem vir a ocorrer algum dia mas que não as afeta diretamente em seu cotidiano. É a busca de resultados de curto prazo sobrepondo-se aos de longo prazo. Nota-se esta atitude quando, por exemplo, são colocados no mercado produtos cujos testes não foram totalmente realizados, mas quepara ser o primeiro, são lançados deixando as conseqüências para o futuro. Esta atitude subestima a inteligência dos públicos uma vez que acredita que estes não perceberão as falhas, entretanto, sofrerão os danos.
Existem empresas que são mais familiares aos planos de gerenciamento de crises uma vez que seus produtos ou serviços afetam diretamente, por que não dizer, fisicamente os públicos. O setorde transportes, principalmente transporte aéreo; alimentação; laboratórios farmacêuticos; indústrias que lidam com fortes elementos químicos são alguns exemplos.
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância para os profissionais de Relações Públicas em se antecipar aos fatos e elaborar um plano de gerenciamento de crises tanto na própria empresa em que trabalham quanto prestandoassessoria. Ao mesmo tempo, visa mostrar para as empresas que existe uma maneira delas estarem protegendo melhor sua reputação e que as Relações Públicas desempenham um papel fundamental nesta tarefa.
Nos livros e artigos publicados sobre este assunto é freqüente a citação de diversoscases de sucesso ou de fracasso no gerenciamento de crises. Entretanto, não serão enfocados estes cases neste trabalho, umavez que eles já foram amplamente divulgados, questionados e criticados. Por outro lado, para que o discurso não fique apenas teórico, haverá uma parte do trabalho que abordará sobre um plano de gerenciamento de crises do Playcenter. Já adianto que a descrição sobre este plano está bastante sucinta, visto que uma das características de um plano deste tipo é justamente sua confidencialidade.
Asmetodologias utilizadas foram duas. A parte dos conceitos é fundamentada com uma pesquisa bibliográfica em publicações editadas em português, inglês e espanhol. Optei por procurar materiais em outros idiomas pois imaginava que não encontraria material suficiente em nossa língua. Ao fazer a pesquisa constatei realmente que a publicação em português é bastante limitada. A parte de descrição de umplanejamento real foi realizada por meio de uma entrevista com a gerente de comunicação doPlaycenter, Ester Alvarenga.
Soma-se a isso minha análise crítica sobre informações recebidas pela imprensa e internet sobre crises que atingiram algumas empresas recentemente. Para citar as mais marcantes foram: a queda dos aviões da TAM, da TWA e da Egyptair; o laboratórioSchering do Brasil e seuanticoncepcional Microvlar, a Coca-Cola na Bélgica, a queda do edifício Palace 2 e o assassinato de três pessoas num cinema do Morumbi Shopping.
O trabalho é dividido em três capítulos: O primeiro – Relações Públicas e Gerenciamento de Crises – mostra as razões pela qual uma empresa deve investir em um plano de gerenciamento de crise, apresenta uma visão moderna das Relações Públicas e a sua adequação para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise e oportunidades
  • Crises e oportunidades
  • Crise e oportunidades em tempos de mudança.
  • Transformando a crise em oportunidades.
  • Crises e oportunidades em tempos de mudanças
  • A crise e as oportunidades para a indústria fonográfica
  • Transformar a crise em oportunidades
  • Converter Unidades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!