relatorio topografia modificado

Páginas: 9 (2174 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL






TRABALHO PRÁTICO - LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO










Salvador – BA
Novembro/2014

CAMILA MATUTINO
DANIEL RAUÉDYS
KELLY ARAÚJO
Marcelo Mira
Rafael Dias










AULA PRÁTICA – LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO




Relatório referente à aula prática de levantamento topográfico, do curso de Engenharia Civil, da disciplinaTopografia, 4º. semestre, Prof. Ana Lúcia Gantois.








Salvador – BA
Novembro/2014
SUMÁRIO




1.0 - Introdução 1
2.0 - Equipamentos 2
3.0 - Referencial Teórico 3
4.0 - Memorial de Cálculo 4
4.1 – Cálculo de erro angular 4 4.2 – Cálculo de azimutes 4
4.3 – Cálculo de rumos 4
4.4 – Cálculos da distânciahorizontal entre estacas(DH) 5
4.5 – Coordenadas parciais 6
4.6 – Erro de fechamento absoluto 6
4.7 – Correção linear 6
4.8 – Coordenadas parciais corrigidas 7
4.9 – Coordenadas totais 7
4.10 – Cálculo da área poligonal 7
4.11 – Cálculo da diferença de nível entre estacas(DN) 8
5.0 - Caderneta Taqueométrica10
6.0 - Conclusão 11
7.0 - Referências Bibliográficas 12
8.0 – Anexos 13










1. INTRODUÇÃO

Trabalho executado a partir de dados coletados na aula prática, realizada no pátio do PA6 da Universidade Salvador (UNIFACS), onde foi efetuado o levantamento do terreno, realizado por Edideu, o topógrafo, e Edmundo, seuassistente. Foram utilizados diversos equipamentos durante este levantamento, sendo eles: a mira; o teodolito eletrônico, para medir azimute; a bússola e a baliza. A partir do levantamento feito pelo topógrafo, que anota todos os dados medidos em uma planilha, deve-se produzir um desenho topográfico, que é a representação gráfica desse levantamento.
Segundo Freitas(2011), existe a necessidade derepresentar graficamente e em proporções reduzidas, uma porção da superfície da terra, com o intuito de realizar obras de quaisquer proporções, com todos os acidentes ali existentes que lhe pareçam importantes: acidentes naturais (montanhas, vales, rios, lagos, serras, etc.) e acidentes artificiais (casas, estradas, divisas, povoados, pontes, etc.
Antes de coletar os dados, o topógrafo nivelou oaparelho fixo na estaca de número 1 (um). Para nivelar o aparelho é necessário fazer com que a base do teodolito coincida com o plano horizontal do local de observação, ou seja, ao final desta operação, feita para todos os 3 pares de calantes, se bem sucedida, a bolha na base do teodolito também deverá estar bem centrada e o teodolito poderá ser girado arbitrariamente sem que a posição de qualqueruma das duas bolhas de nivelamento se altere. Em seguida, mediu-se a altura do aparelho e depois se determinou o norte magnético com o auxílio da bússola. Então, iniciou-se a coleta dos seguintes dados: ângulos horizontais; fios médio, superior e inferior; e os ângulos verticais que foram anotados na caderneta taqueométrica.
Através dos dados coletados em campo, foi possível realizar oscálculos para análise dos erros angular e linear, transformação dos pontos da poligonal em coordenadas retangulares, cálculo da poligonal, o valor das cotas do terreno, a área do terreno para fazer o desenho da planta baixa do pátio.





2. EQUIPAMENTOS

2.1. Mira: é uma régua de madeira, alumínio ou PVC, graduada em m, dm, cm e mm; utilizada na determinação de distâncias horizontais e verticais entrepontos. A régua utilizada, nesta aula prática, foi de 3 metros de altura, situada verticalmente pelo assistente do topógrafo, sobre a estaca visada ou ponto irradiado, para a obtenção das medidas dos fios e ângulos verticais;

2.2. Baliza: utensílio em formato de bastão, colocado verticalmente pelo assistente do topógrafo, sobre a estaca visada ou ponto irradiado, para obtenção dos ângulos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Modificado
  • Relatorio de topografia
  • Relatório de Topografia
  • Relatório Topografia
  • Relatório de Topografia
  • Relatorio de Topografia
  • RELATORIO TOPOGRAFIA
  • Relatorio de Topografia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!