Relatorio sobre planejamento estrategico

Páginas: 16 (3881 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2012
Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção de aprovação na disciplina de processos de ADMINISTRAÇÃO, no curso de ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA da Universidade Anhanguera-UNIDERP-Centro de Educação à Distância.



Tutor Presencial: Dulce Leia
Professor EAD: Rozana Carvalho PereiraO


Relatório sobre planejamento estratégico


planejamento estratégico é uma atividadeessencial à vida de uma empresa dado à extrema competitividade dos dias atuais. Não é uma ferramenta milagrosa, mas pode apontar às empresas e empreendimentos pessoais metas a serem seguidas e modos de condução. Este tem por objetivo capacitar profissionais e especialistas para a elaboração de Planejamento Estratégico Participativo (PEP), numa espécie de simulação pedagógica. Porém uma simulação bempróxima do real, uma vez que a empresa, escolhida para a realização das atividades, abriu suas portas permitindo o acesso às informações, dados relativos às suas rotinas, seus clientes, suas dificuldades entre outros aspectos, e têm total interesse em pôr em prática os resultados obtidos com o trabalho. O trabalho extrapola os limites da elaboração teórico-acadêmica e tem a intenção de apresentar osresultados de um ano inteiro dedicado à temática do planejamento estratégico, mostrando as nuanças do que significa sair das páginas dos livros indo ao encontro da realidade na busca de significado para a aprendizagem e formação profissional.Plano Estratégico: é o processo de definir as metas da organização e as estratégias para atingir estas metas.
Pode-se encarar estratégia de 3 pontos: 1) a formulação da estratégia; 2) a implementação da estratégia; 3) o controleestratégico (modificar a estratégia ou sua implementação para garantir que os resultados sejam alcançados).

Importância: Conduzir uma organização em ambiente dinâmico e de mudanças rápidas requer os melhores julgamentos e o modo como a administração responde a elas determina se a organização será bem-sucedida ou não.

Fases do Planejamento Estratégico:
-Análise do ambiente externo (macroambiente,setorial) (oportunidades e ameaças)
-Análise do ambiente interno
-Estabelecer missão organizacional e objetivos gerais
-Formular estratégias
-Implementar estratégias
-Controle

Macroambiente
Todas as empresas são afetadas por tendências e sistemas político-legais, econômicos, tecnológicos e sociais. Juntos, esses elementos formam o Macroambiente. Como essas forças são muito dinâmicas,suas constantes mudanças criam milhares de oportunidades e ameaças.

1. Forças Político-Legais: Diz respeito ao ambiente político e legal com os quais a empresa terá que interagir. Aspectos a serem considerados:
– Tipo de governo
– Leis
– Lançamento de programas governamentais
– Resultados de eleições, legislações e sentenças judiciais

2. ForçasEconômicas: Natureza e direção da economia dentro da qual a empresa atua. Fatores a serem considerados:
– Taxas de inflação
– Taxas de juros
– PIB
– Distribuição de renda

3. Forças Tecnológicas: Melhorias e inovações tecnológicas e científicas. Variam bastante entre os setores, os aspectos a serem considerados:
– Inovação de produtos
–...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha sobre planejamento estrategico
  • Sobre planejamento estratégico
  • Resenha sobre Planejamento Estratégico
  • SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
  • EXERCÍCIO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
  • Resenha sobre a importância do planejamento estratégico
  • 44 perguntas sobre planejamento estratégico
  • Perguntas e respostas sobre planejamento estratégico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!