relatorio quimica

Páginas: 6 (1437 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final. O método de Mohr é um método com formação de um sólido colorido, e éaplicado à determinação de cloretos (Cl-) e brometos (Br-). A solução neutra é titulada com nitrato de prata (AgNO3) em presença de cromato de potássio (K2CrO4) que atua como indicador. O método de Mohr não pode ser usado na determinação de iodetos em virtude do iodeto de prata ser, também, corado. Na determinação de cloretos o ponto final é atingido quando os íons cromato combinam-se com os íonsprata se observando, então, a formação de um precipitado vermelho, pouco solúvel.

1.0
INTRODUÇÃO
A volumetria de precipitação é a formação de um precipitado pouco solúvel, durante o processo de titulação. Esse tipo de precipitação ocorre com haletos e alguns íons metálicos, utilizando o Nitrato de Prata (AgNO3) como agente precipitante. A partir desse agente, é conhecido o Método Argentimétrico.   Um obstáculo que surge ao efetuar uma volumetria de precipitação é que não há existência de indicadores gerais. Assim, nas volumetrias de precipitação, os indicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base.
. Para a determinação do ponto final, podemos utilizar três métodos: Método de Mohr, Método de Volhard e Método de Fajans.
     O método de Mohr resulta em um precipitado sólido e colorido, e é usado para verificar Cloretos e Brometos, em um procedimento direto, usando um agente titulante e um indicador em solução neutra e não tamponada. O cloreto é titulado com solução padrão de nitrato de prata. Um sal solúvel de cromato é adicionado como indicador. No ponto final da titulação, os íons cromato reagem com os íons pratapara formar cromato de prata pouco solúvel, de cor vermelha, de acordo com a reação:
Reação de titulação: Ag+ + Cl- AgCl (s)(branco)
Reação do Indicador: 2 Ag+ + CrO42- Ag2CrO4(s)(vermelho)
O que diferencia qual precipitado se formará primeiro é a diferença do produto de solubilidade KPS entre eles. O AgCl (Kps = 1,75 x 10-10) possui um KPS muito menor do que o Ag2CrO4 (Kps = 1,1 x 10-12),portanto precipita primeiro. Quando se ultrapassa levemente o ponto de equivalência, a concentração de íons prata se torna suficiente para começar a precipitar o cromato, indicando o final da titulação.





2.0 OBJETIVOS
- Preparar e padronizar uma solução de nitrato de prata.
- Adquirir os conhecimentos básicos sobre o Método de Mohr.
- Determinar, pelo Método de Mohr, a concentração decloreto numa amostra de água.

3.0 PARTE EXPERIMENTAL
3.1 Materiais e Equipamentos:
Balança Analítica com precisão de 0,0001 g
Béquer de vidro com capacidade de 100 ml
Bureta de vidro com capacidade de 25,00 ml
Erlenmeyer de vidro com capacidade de 250 ml
Espátula
Garra
Pera de Borracha (pipetador)
Pisseta
Pipeta Graduada com capacidade para 10,00 ml
Proveta de vidro com capacidadede 10,00 ml
Suporte universal
3.2 Reagentes:
Água Destilada (H2O dest.)
Água de torneira
Carbonato de Cálcio (CaCO3) sólido
Cloreto de Sódio (NaCl)
Indicador Cromato de Potássio (K2CrO4) 5%
Nitrato de Prata (AgNO3) 0,0500 mol.L-1
4.0 Procedimento:
Entrou-se no laboratório devidamente vestido com todos os EPI’s necessários para segurança, em seguida dirigiu-se até a bancada ondeestavam todas as vidrarias necessárias ao experimento.
4.1 Padronização da solução de AgNO3 com NaCl
As soluções de 0,05 mol.L-1 de AgNO3, a indicadora de K2CrO4 a 5% e a de NaCl 0,0500 mol.L-1 estavam previamente preparadas.
Após devida rinsagem da bureta com a solução de Nitrato de Prata, completou-se o volume da vidraria com solução de AgNO3 e preencheu-se até o menisco, verificando se não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • quimica relatorio reacoes quimicas
  • Relatorio de quimica
  • Relatório química
  • Relatório de quimica reações quimicas
  • Relatório de quimica
  • Relatório de quimica
  • relatorio de quimica
  • Relatorio Quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!