relatorio quim inorganica calcogenios

1514 palavras 7 páginas
Sumário
1 OBJETIVO 2
2 INTRODUÇÃO 3 2.1 Oxigênio 3 2.2 Dióxido de Enxofre 4
3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 5
3.1 MATERIAIS, REAGENTES E EQUIPAMENTOS 5
Obtenção do Oxigênio 5 3.2.1 MATERIAIS 5 3.2.2 REAGENTES 5 3.2.3 EQUIPAMENTOS 5
Preparação do Dióxido de Enxofre 6
3.2 PROCEDIMENTO 6
4 RESULTADO E DISCUSSOES 7
4.1 Produção de Oxigênio 7
4.2 Preparação do dióxido de enxofre 8
5. CONCLUSÃO 8
6 BIBLIOGRAFIA 10

1 OBJETIVO
Obtenção do oxigênio através da reação entre KClO3 e MnO2, e obtenção do Dióxido de Enxofre através da adição de ácido sulfúrico ao Sulfito de Sódio.
2 INTRODUÇÃO 2.1 Oxigênio
O oxigênio é um gás incolor, inodoro e insípido e atóxico. Forma cerca de 21% em volume da atmosfera terrestre, seus compostos e ele formam 49,2%, em peso, da crosta terrestre e 88,9%, em peso, da água.
Pode ser considerado como o elemento mais importante por atuar diretamente nas funções vitais dos seres vivos.
Os métodos de produção de oxigênio molecular variam de acordo com as necessidades de pureza e quantidade. A quantidade anual produzida é estimada em 100 milhões de toneladas.
Um dos principais métodos de obtenção de oxigênio é através da destilação fracionada de ar liquefeito – hoje se aplicando o chamado método de Claude. Uma vez que o N2 é mais volátil que o O2 pode fazer-se uma destilação, obtendo-se uma mistura enriquecida em O2na fase líquida.
Outro método que permite obter diretamente oxigênio gasoso funciona utilizando zeólitos como absorventes. Uma corrente de ar seco é feita passar por um leito de zéolitos que capturam o N2do ar. O absorvente tem de ser utilizado em vários ciclos, uma vez que acaba por ficar saturado em azoto. Para a sua regeneração, os zeólitos são depois sujeitos a baixas pressões libertando assim o N2.
Para obter oxigênio com um elevado grau de pureza, é possível utilizar uma membrana de óxido de zircónio pela qual o O2 se difunde preferencialmente. Outra opção para obter oxigênio quase puro é a decomposição térmica de

Relacionados