Relatorio QG Rea Es

Páginas: 4 (803 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
1° Tubo: Foi adicionado em um tubo de ensaio 5,0 mL de solução de cloreto de ferro III 0,1 mol/L e em seguida foi adicionado,1,0 mL de solução de hidróxido de sódio 1mol/L.
Foi observado que asolução de cloreto de ferro III 0,1 mol/L de coloração amarela, ficou com uma coloração marrom e houve a formação de precipitado marrom, este precipitado é o hidróxido de ferro III.
Tipo de Reação:3NaOH(aq.) + FeCl3(aq.) → Fe (OH)3(s) + 3NaCl(aq.)
2º Tubo: Foi adicionado cerca de 3 mL de solução de nitrato de prata 0,1 mol/L e imergido cerca de 1 cm de fio de cobre.
Foi observado que quando o fio decobre é colocado na solução de nitrato de prata 0,1 mol/L ocorre a formação de uma camada de prata sobre o cobre. O crescimento da prata sobre o cobre é lento, resultando em uma aparência de penugem.Tipo de Reação:
Cu(s) + 2AgNO3(aq.) → 2Ag(s) + Cu(NO3)2(Aq.)
3º Tubo: Foi adicionado 3 mL de solução de sulfato de cobre II 1mol/L e inserido um pedaço de ferro metálico (pequeno prego).
Foi observadoque com o tempo a solução que era predominantemente azul ficou incolor e o prego ficou com uma coloração avermelhada e a formação de pequenos cristais avermelhados (houve a deposição de cobremetálico sobre o prego).
Tipo de Reação:
Fe(s) + CuSO4(aq.) → Cu(s) + FeSO4(Aq.)
4º Tubo: Foi adicionado cerca de 1 g de carbonato de cálcio e em seguida, foi adicionado 5 mL de solução de ácido clorídrico 1mol/L.
Foi observado que na reação houve a liberação de um gás, o dióxido de carbono (CO2).

Tipo de Reação:
2HCl(aq) + CaCO3(s) → CaCl2(aq) + H2O(l) + CO2(g)



5º Tubo: Foi adicionado 1 mL desolução de cloreto de ferro III 0,1 mol/L e 1 mL de solução de tiocianato de amônio 0,1 mol/L.
Foi observado que a solução e cloreto de ferro III 0,1 mol/L de coloração amarela, ficou com uma coloraçãovermelho sangue com a formação de coloides.
Tipo de Reação:
FeCl3(aq.) + NH4SCN(aq) → [FeSCN]Cl2(aq) + NH4Cl(aq)
6º Tubo: Na capela com um conta-gotas, foi adicionado 1 mL de ácido clorídrico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REA ES
  • Rea Es O
  • Rea Es
  • Relatório QG
  • Relatorio 8 evid ncias de rea es qu hellip
  • Informa Es Sobre Rea Es
  • Rea es Qu micas
  • Rea Es De Oxirredu O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!