Relatorio Mud Clim

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Introdução
O relatório aborda os tópicos considerados durante a palestra realizada no dia 04 de abril de 2015 sobre mudanças climáticas e mitigação. Foi apresentada para a turma pelo professor Marcio Cataldi do Departamento de Engenharia Agrícola e do Meio Ambiente.
Desenvolvimento dos Tópicos
O estopim para o início do debate para saber se as mudanças climáticas seriam naturais ou ocasionadaspor agentes externos à atmosfera deu-se com as alterações nas estruturas glaciais da Antártica, na Terra do Fogo e na Patagônia. Esse episódio ocorreu em 1978 e a partir daí tais mudanças passaram a ser notadas com mais afinco pelos cientistas.
Contudo, faz-se necessária primeiramente a diferenciação entre mudança climática e variabilidade climática. Partindo do conceito de clima como as condiçõesdo tempo sobre uma área média em um período de tempo específico, pode-se dizer que esta última trata de mudanças naturais do clima durante um dado período de tempo (por exemplo, um mês específico, uma estação de ano) a longo prazo. Enquanto mudanças climáticas trata de alterações na composição da atmosfera mundial, sumindo com aquela provocada pela variabilidade climática natural, podendo serdevido a ação direta ou indireta do homem.
Como exemplos mais clássicos de variabilidade natural podemos citar as manchas solares e o fenômeno conhecido por El Niño. Este consiste na mudança da condição normal do Pacífico, ocorrendo o aquecimento acima da média das águas superficiais e sub-superficiais da região. Já as manchas solares são definidas como regiões na superfície do Sol com temperaturamenor do que a média local e, por isso mesmo, em comparação com a superfície da nossa estrela, parecem ser mais escuras.


Os climas passados e futuros podem ser simulados e previstos. De acordo com os relatórios do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), o ser humano estaria produzindo o aumento de gases de efeito estufa na atmosfera e esta seria a causa do aquecimento global. Porém, elasnão passam de simulações e previsões baseadas nelas e por isso não temos como conhecer todos os fatores e interações que influenciam o clima, pois são apenas suposições.
Os dados de medições meteorológicas de temperaturas existentes cobrem apenas um período de aproximadamente cem anos, o que corresponde à parte do período industrial. Além disso, cem anos é um período completamente desprezível doponto de vista geológico, visto que o planeta tem cerca de 4,54 bilhões de anos.
O período interglacial no qual nos encontramos é marcado pelas oscilações cíclicas entre as temperaturas mais altas e mais baixas. Esta alternância é completamente natural. Porém, levando-se em conta estas medições, existem dois fatos sobre a mudança climática: a temperatura média e o teor de dióxido de carbono estãoem ascensão mundialmente. Por não terem conhecimento de outras fontes naturais de dióxido de carbono, cientistas chegaram à conclusão de que estes aumentos devem ser provocados pelo homem. Mesmo assim, existem evidências de que estes teores em ascensão não são devidos apenas à atividade antrópica. Ao que parece, o homem está contribuindo para a ascensão natural de dióxido de carbono. Isto seriacausado pela indústria, desmatamento e desertificação. A ação do homem aumenta também a quantidade de outros gases de efeito estufa na atmosfera, como o CFC.

Os processos geológicos são lentos, ao serem comparados com a influência do homem. Apesar de a influência humana ocorrer dentro de um período de tempo geológico relativamente curto, o seu efeito acumulado e “repentino” pode ser mais forte doque o de agentes naturais, mais lentos. As consequências disto ao homem e ao meio ambiente podem ser catastróficas.
Atualmente, no entanto, estudos estão sendo realizados de modo a provar que o aquecimento global é causado pelas ações do homem. A partir desses, realizam-se cálculos da temperatura média global que deve levar em consideração o aquecimento local devido à modificação na cobertura da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Clim organizacional
  • alte clim
  • Situa Es Clim Ticas
  • Mudan As Clim Ticas Em Nosso Planeta
  • Mudan as Clim ticas PU1
  • Mudan A Clim Tica Global
  • Controle Clim Tico Modelo
  • MUDAN AS CLIM TICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!