Relatorio LQA

Páginas: 17 (4026 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014


UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA
PROFESSORA: BIANCA VIANA DE SOUSA










ANÁLISE QUALITATIVA DE CÁTIONS















CAMPINA GRANDE, 10 DE DEZEMBRO DE 2013


ANÁLISE QUALITATIVA DE CÁTIONS

1. INTRODUÇÃO

A análise qualitativa é a parte dequímica analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra, que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar, na mesma, uma variação em suas propriedades, que possa ser facilmente observada e que corresponda com a constituição da dita substância. O agente que promove a variação chama-sereagente, pois reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer (FADIGAS, S/A). Pode-se trabalhar com o reagente dissolvido ou não em solução, logo existem dois tipos de ensaios: reações por via seca e reações por via úmida. As primeiras são aplicáveis a substâncias sólidas, e as últimas, a substâncias em solução, percebe-se a ocorrência da reação pela formação de precipitado,desprendimento de gás ou por mudança de cor (VOGEL, 1981).
Em vista disso, quando recebemos uma amostra desconhecida o primeiro passo é identificá-la. Para isso podem ser feitas diversas análises, dentre elas a identificação dos cátions. Os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base sua peculiaridade a determinados reagentes de grupo. Os reagentes usados para a classificação dos cátionsmais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfídrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não de precipitados, por isso, pode-se dizer que a classificação dos íons mais comuns é baseada nas diferenças de solubilidade de seus cloretos, sulfetos e carbonatos. (VOGEL, 1981).

1.1. OBJETIVOS

Aprática experimental realizada teve como objetivo principal a identificação de cátions através de métodos convencionais a partir de via úmida para os cátions do Grupo I (Ag+, Pb++ e Hg) e de via seca para os cátions do grupo V (Li+,Na+, K+, Ba+).





2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Para fins de análise qualitativa sistemática, os cátions são classificados em cinco grupos, tomando-se por base suapeculiaridade a determinados reagentes, ou seja, os íons de comportamento análogo são reunidos dentro de um grupo. Os reagentes usados para a classificação dos cátions mais comuns são o ácido clorídrico, o ácido sulfídrico (sulfeto de hidrogênio), o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio. A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes pela formação ou não deprecipitados (FADIGAS, S/A).
Os cátions comuns, que não reagem com nenhum destes reagentes, formam um grupo que inclui os íons magnésio, sódio, potássio, amônio, lítio e hidrogênio.
De acordo com Vogel (1981), cinco grupos e suas características são como se segue:

• Grupo I: Os cátions desse grupo formam precipitados com ácido clorídrico diluído. Os íons desse grupo são: chumbo, mercúrio (I) e prata.Tais cátions formam cloretos insolúveis, nitratos solúveis. Entre os sulfatos, do de chumbo é praticamente insolúvel. Além desses, os brometos, iodetos e sulfetos são insolúveis e os acetatos são mais solúveis.
• Grupo II: Os cátions desse grupo não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitados com ácido sulfídrico em meio ácido mineral diluído. Os íons são: mercúrio (II) (Hg2+), cobre(Cu2+), bismuto (Bi3+), cádmio (Cd2+), arsênio (III) (As3+), arsênio(V) (As5+), antimônio (III) (, antimônio (V), estanho (II), estanho (III) e estanho (IV).
• Grupo III: Os cátions deste grupo não reagem nem com o ácido clorídrico nem com ácido sulfídrico em meio ácido mineral. Todavia, formam precipitados com sulfeto de amônio em meio neutro amoniacal. Os cátions são: cobalto (II) (Co2+),...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio 8 Lqa
  • Relat rio LQA 1
  • Relat rio LQA 4
  • Relat rio LQA 2
  • Relat rio LQA 10
  • Relat rio LQA 9
  • Relat rio LQA 6
  • Relat rio LQA 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!