Relatorio De LQA

Páginas: 3 (692 palavras) Publicado: 11 de abril de 2015
Universidade Cruzeiro do Sul





Química – Bacharel
Laboratório de química analítica
Prof. Solange Dias




Identificação dos cátions do grupo IV (Ca2+, Sr2+ e Ba2+)



Maria Crislayne da SilvaRGM: 135617-8





São Paulo – SP
09/2014
Objetivos
Identificar Ca, Sr e Ba nas reações químicas

Introdução
Os elementos Ca, Sr e Ba normalmente não são encontrados na natureza em sua forma metálica.
OCálcio é facilmente encontrado como CaCO3 no mármore e no calcário. Já o Bário e o Estrôncio são encontrados mais frequentes como sulfatos, BaSO4 e SrSO4.
O Cálcio e o Bário reagem facilmente comOxigênio e Nitrogênio em temperaturas elevadas, assim, são usados como capturadores na remoção dos últimos traços de ar nos tubos de raios catódicos.
O Cálcio é utilizado como insumo da produção agrícolana forma de carbonato de cálcio popularmente conhecido como calcário, que por ser um sal alcalino é utilizado na correção do pH do solo, e como fertilizante na forma de sulfato e fosfato de cálcio.O Bário tem aparência semelhante ao Cálcio, e seus sais são em sua maior parte insolúveis e tóxicos. Algumas de suas aplicações: A barita (hidróxido de bário) é utilizada para perfuração de poços depetróleo e na fabricação de borracha. O carbonato de bário é utilizado como venenos para ratos e para aumentar a refração e brilho de vidros. O clorato de bário e nitrato de bário são utilizados paracriar a cor verde em fogos de artifício. A Liga de bário e níquel é utilizada nas velas e ignição de automóveis. Óxido de bário é utilizado para revestir eletrodos de lâmpadas fluorescentes, em razãoda grande emissão elétrons. Peróxido de bário é utilizado em munições. Sulfato de bário é utilizado em tintas, vidros e como substância de contraste em exames de raios X.
O hidróxido de estrôncio éusado para refinação de açúcar e o nitrato, na produção de fogos de artifício coloridos de vermelho. Os compostos de estrôncio têm escassa aplicação técnica, pois podem ser substituídos pelos os de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio LQA
  • Relatorio 8 Lqa
  • Relat rio LQA 1
  • Relat rio LQA 4
  • Relat rio LQA 2
  • Relat rio LQA 10
  • Relat rio LQA 9
  • Relat rio LQA 6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!