RELATORIO JHON ARLEY CEREST ok

Páginas: 50 (12345 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

FACULDADE DE MACAPÁ
BACHARELADO EM PSICOLOGIA





JONHN ARLEY PENA DO ESPÍRITO SANTO







RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO IIEM PSICOLOGIA, GESTÃO E TRABALHO COM ÊNFASE EM SAÚDE MENTAL E TRABALHO.
.








Macapá
2014
FAMA
FACULDADE DE MACAPÁ
BARCHARELADO EM PSICOLOGIA






JONHN ARLEY PENA DO ESPÍRITO SANTO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA, GESTÃO E TRABALHO COM ÊNFASE EM SAÚDEMENTAL E TRABALHO.


Relatório apresentado à disciplina Estágio Básico IIcomo requisito avaliativo para obtenção de nota parcial Bimestral I do curso de Bacharelado em Psicologia do 8° semestre da Faculdade de Macapá, tendo como orientador.

Profª. Esp. Cláudia Rosana Firmino Macêdo Moura






Macapá
2014
RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO II EM PSICOLOGIA, GESTÃO E TRABALHO COM ÊNFASE EM SAÚDE MENTALE TRABALHO

Missão
O Estágio Básico II em Psicologia, Gestão e Trabalho com ênfase em Saúde Mental e Trabalho foi realizado no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador-CEREST, localizado sito à Avenida Ernestino Borges, 380 – Centro, na cidade de Macapá-AP e que tem por missão dar subsídio técnico para o SUS, nas ações de Promoção, Prevenção, Vigilância, Diagnóstico, Tratamento eReabilitação em Saúde dos Trabalhadores independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho.
Macro estratégias
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST tem por finalidade atender o disposto na Constituição Federal, na Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos Princípios e Diretrizes do SUS, observadas em cada caso, a legislação vigente e as normasespecificamente aplicáveis. Para esse fim estabeleceu como metas as seguintes estratégias:
Implantar a atenção integral à saúde do trabalhador no Estado do Amapá;
Articular e prover retaguarda técnica para o SUS;
Promover, prevenir, diagnosticar, tratar, reabilitar a saúde do trabalhador.
Macro políticas
A concepção teórica que o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST propõe a desenvolverestá fundamentada no trabalho e no trabalhador. A origem da palavra trabalho traz consigo a relação com o sofrimento. Os avanços do conhecimento permitem tomar o sofrimento em duas vertentes: o sofrimento patogênico e o criativo (Dejours, 1998/1999). O sofrimento criativo é o agenciador da realização do verdadeiro trabalho, é a alavanca do processo criativo. O sofrimento patogênico, por sua vez,diante do esgotamento de todos os recursos defensivos mobilizados, empurra o sujeito para um sentimento de incapacidade e de imbecilidade. O sentimento de incapacidade de dar conta das demandas sempre mutantes do trabalho justifica o fato de que o modo de ser dos trabalhadores encontra-se sob o foco da atenção dos estudos da psicodinâmica do trabalho (Lancman&Sznelwar, 2004).

Objetivo Geral
OCentro de Referência em Saúde do Trabalhador- CEREST oferecerá aos seus alunos durante o estágio: ações de saúde, educação e trabalho com base nos princípios emanados da Constituição Federal, da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, dos Princípios e Diretrizes do SUS. Na atualidade a RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador) é a principal estratégia operacional dasdiretrizes norteadoras da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (Brasil, 2004) no SUS, que incluem: atenção integral à saúde dos trabalhadores, articulação intra e Inter setoriais, informações em saúde do trabalhador, apoio ao desenvolvimento de estudos e pesquisas, capacitação permanente em saúde do trabalhador e participação da comunidade na gestão das ações de saúde do trabalhador.
Desafios
Afunção do CEREST é a de articulação e provimento de retaguarda técnica para o SUS nas ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, independentemente do vínculo empregatício e do tipo de inserção no mercado de trabalho. Dentre seus desafios está o de capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Cerest
  • RELATORIO DE VISITA CEREST
  • Relatorio de visita: cerest
  • Arley Ramon De Andrade Relatorio Final
  • Relatorio Hispoa Ok
  • Relatorio fisica justificado ok
  • Relatorio De Estagio Ok
  • Relatorio Final Da PENHA Ok

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!