Relatorio Histologia

Páginas: 7 (1628 palavras) Publicado: 15 de março de 2015
Introdução
Os seguintes relatórios tem como objetivo relatar passo a passo as aulas praticas de Histologia informando a importância das mesmas e como elas podem ser utilizadas para melhorar a qualidade, visto que a atividade em laboratório serve para que possamos colocar em prática tudo o estudamos na teoria aprimorando assim os conceitos estudados.
As aulas práticas são de suma importância aoaprendizado da Histologia visto que são no decorrer das aulas práticas que podemos nos familiarizar com as estruturas celulares aprendidos antes na teoria. Como podemos falar das estruturas das células, tecidos possuindo contato apenas por figuras ilustradas em livros? Cabe as aulas práticas nos oferecer recursos, visto que como futuros professores e pesquisadores, é preciso literalmente ver tudoque a ciência tem para oferecer mesmo que em pequenas proporções se tratando de um ambiente escolar. Práticas laboratoriais para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas e de grande relevância para que nós futuros professores possamos trabalhar com diferentes didáticas  aumentando assim a curiosidade de nossos  alunos.














1ª Aula Prática:
Tecido Epitelial
Introdução
A forma dascélulas epiteliais variam muito, desde células colunares altas até células pavimentadas, achatadas como ladrilhos, com todas as formas intermediarias entre estas duas. A sua forma poliedrica deve-se ao fato das células serem justapostas formando folhetos aglomerados tridimensionais.O tecido epitelial em princípio não contém vasos sanguíneos. São raros os epitélios que possuem vasos no seuinterior. As suas células estão sempre apoiadas sobre um tecido conjuntivo no qual existem vasos sanguíneos e linfáticos que fornecem oxigênio, nutrientes e outras moléculas ao epitélio e recolhem gás garbônico, líquido, metabólitos e secreções.Na interface das células epiteliais com o tecido conjuntivo, há uma delgada lâmina de um complexo de macromoléculas denominada lâmina basal. O conjuntoconstituído pela lâmina basal e pelas fibras do tecido conjuntivo que estão muito próximas à lâmina basal é visível ao microscópio de luz e é denominadomembrana basal. As células epiteliais estão, portanto, sempre apoiadas sobre uma lâmina basal.O contacto das células epiteliais com a lâmina basal provoca uma organização específica na grande maioria das células epiteliais, denominada polaridade. Com apolaridade as várias regiões dos diferentes tipos de células têm uma organização específica e um conteúdo de organelas característico e, portanto, diferentes funções.A porção da célula que se apoia na lâmina basal é denominada região basal e a porção oposta, frequentemente voltada para uma cavidade, é denominada região apical.As células epiteliais frequentemente têm especializações da sua membranaplasmática, tais como microvilosidades, cílios, estereocílios, além das junções intercelulares. O tecido epitelial tem como função Revestir superficies, secretar moléculas, transportar moleculas ou íons entre dois compartimentos,O revestimento de superfícies tem várias finalidades importantes como: oferecer proteção mecânica à superfície revestida, funcionar como uma barreira separando compartimentos nocorpo, agir como um local de absorção de moléculas transportando-as de um compartimento para o outro e oferecer proteção para algumas superfícies impedindo seu dessecamento.




Objetivo:
Conhecer, identificar os tecidos e suas especializações como cílios, estereocilios, queratina, células caliciformes, entre outras por meio do microscopio.

Material utilizado:
Lâminas preparadas edisponibilizadas pela professora Regina Coeli Gonçalves Lage:
Lâmina 83: Corte do Epidídimo
Lamina 73: Corte da Traquéia
Lâmina 57: Corte do Esôfago
Lâmina 51: Corte da Pele
Microscópio óptico.
















2ª Aula Prática
Esfregaço Sanguíneo
Introdução
Por meio dessa técnica é possível fazer uma contagem do número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos ebasófilos, e chegar a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio histologia
  • Relatório de histologia
  • Relatório de histologia
  • relatório de histologia
  • Relatório de histologia
  • RELATORIO DE HISTOLOGIA
  • Relátorio histologia tec epitelial
  • Relatório de Histologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!