Relatorio Hidraulica 1

Páginas: 5 (1133 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Escola de Engenharia

Experimento 1: Determinação da vazão no tudo diafragma


Yasmin Brito de Assis – 20102003500944
Isadora Cristina Resende Michels- 201310250157
Thiago Oliveira Inocente Aidar – 201320250253
Isabela Balúgoli Takahashi - 2011100250559





Goiânia GO
02-09-2015
RESUMOa vazão dosfluidos vários fatores estão envolvidos
No estudo da vazão dos fluidos vários fatores estão envolvidos, como o tipo de escoamento, o tipo de fluído, se de fase única ou multifásico, o tipo de características físico-químicas do fluido e as condições operacionais do processo. Existem muitos métodos e dispositivos utilizados para se determinar o escoamento de fluídos, o método utilizado nesse experimentofoi o do tubo diafragma. O experimento foi realizado no laboratório de hidráulica da faculdade de engenharia da PUC-GO – Goiânia – GO com o objetivo de determinar a vazão em um tubo diafragma sendo usados os valores reais e teóricos da vazão, para assim ter condições de calcular a porcentagem de erro entre os valores adquiridos. Iniciando o experimento calcula-se a vazão teórica e em seguida,levando em consideração o número de Reynolds, de acordo com a tabela de Norma DIN, calcula-se a vazão real.
INTRODUÇÃO
A vazão é uma das grandezas mais medidas nos processos industriais. As aplicabilidades são muitas, indo desde aplicações simples como o hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos a medição de vazão de água em estações de tratamento, até mediçãode gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.
São inúmeros os tipos de métodos e dispositivos utilizados para se determinar o escoamento de fluídos. As medições de vazões são feitas através de vertedouros, orifícios, tubos, dentre outros. O método utilizado para encontrar a vazão nesse experimento foi o tubo diafragma, ilustrado na Figura 1, que é um dispositivo demedição de vazão em um conduto forçado, este dispositivo provoca um estreitamento de seção transversal do escoamento. Nessa tubulação é feito um orifício com diâmetro compreendido entre 30% e 80% em relação a seu diâmetro, sendo que valores inferiores a 30% correspondem a perdas excessivas e superiores a 80% não possuem boa precisão. A instalação desse orifício deve ser feito em trechos retilíneoshorizontais ou verticais sem qualquer causa perturbadora que venha a interferir nos resultados como derivações, conexões, registros, válvulas, etc. Com o manômetro instalado podemos verificar a diferença de altura entre dois trechos e assim efetuar os cálculos correspondentes a vazão real.
Figura (1)

A figura demonstra a redução de diâmetro e a variação de altura no nanômetro.
A vazão teórica ereal são calculadas pela Equação 1, que pode ser expressa da seguinte maneira:
Equação (1)

Q=K*S*m*{2*g (dhg-1)*h}1/2

Em que:
Q – Vazão (m³/s)
K - Coeficiente do tubo diafragma;
S – Seção da tubulação (m²);
m – Coeficiente do tubo diafragma. m = 0,45 ;
dhg – Densidade relativa do mercúrio;
g – Gravidade (m/s²);
Δh – variação de altura no nanômetro;

A vazão teórica é calculada com umvalor de K(coeficiente do tubo diafragma) teórico, que é igual a 0,67.
A vazão real é calculada com um valor de K(coeficiente do tubo diafragma) encontrado na tabela da norma DIN (tabela 1), que é uma relação entre o número de Reynolds (RE) e coeficiente a ser encontrado (Cq=K).
Tabela (1)

www.ufjf.br/engsanitariaeambiental/files/2012/09/PRÁTICA-N°-03.pdf


O número de Reynolds leva emconsideração a viscosidade e a temperatura da água, e é calculado através da Equação 2, expressa da seguinte forma:

Equação (2)

Em que:
V – velocidade da água no tubo (m/s)
D – Diâmetro do tubo (m)
 - Viscosidade cinemática (m2/s):
Levando em consideração que o fluído do qual queremos calcular a vazão é a água, usamos a tabela da viscosidade em função da temperatura (tabela 2), e é realizada uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório de hidráulica (prática 1)
  • Relatorio Hidraulica 1
  • Relatorio 1 E 2 Hidraulica
  • Hidráulica 1
  • Relatório hidráulica
  • Relatorio Hidráulica
  • Relatorio de hidraulica
  • HIDRAULICA RELATORIO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!