Relatorio fisica experimental 3

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
RESUMO
O presente experimento teve como objetivo a aplicação dos Princípios de Kirchhoff para a determinação da f.e.m. de uma fonte. Foram escolhidas 4 resistências de alta potência nominal para se ter certeza que seriam maiores que as potências dissipadas encontradas no experimento. As resistências escolhidas e as fontes foram instaladas na placa de bornes, então o circuito foi eletrizado.Com o multímetro na função de amperímetro, as correntes em cada ramo foram aferidas e posteriormente, com o multímetro na posição de voltímetro, foi possível descobrir as quedas de tensão em cada resistência. Os valores dos desvios percentuais das correntes e os valores da potencia dissipada foram encontrados matematicamente, atingindo-se os objetivos do experimento.

1.INTRODUÇÃO
O objetivo dopresente estudo foi o de determinar a força eletromotriz de uma fonte desconhecida de forma experimental e aplicas as Leis de Kirchhoff à resolução de circuitos em rede.
A base teórica necessária na aplicação do experimento envolve conceitos como o de malhas, nós, ramos e as duas leis enunciadas por Kirchhoff.
Uma Malha [1] é cada circuito poligonal fechado. Um Nó [1] é um ponto de intersecçãodos lados das malhas de uma rede. Um ramo [1] é o trecho do circuito compreendido entre dois nós consecutivos.
A Lei dos Nós [2], apresenta que a soma algébrica de todas as correntes que saem de um nó (contando com o sinal – de uma corrente que entra) é igual a zero.
A Lei das Malhas [3], enuncia que a coma algébrica das variações de potencial encontradas ao percorrer uma malha fechada ésempre zero.

Figura 1. Exemplo de um Circuito com Malhas
Utilizando a Lei dos Nós no nó A do circuito da figura 1, obtém-se:
〖 i〗_2+i_3-i_4-i_1 (1)
Utilizando a Lei das Malhas na Malha A B C D A do circuito da figura 1, obtém-se:i_2 R-ε-i_3 (2R) (2)
São necessárias duas regras [3] para o cálculo das diferenças de potencial ao longo de um circuito.
- Regra das Resistências: Visto que quando uma corrente atravessa uma resistência, ela sempre passa de uma região de maior potencial para uma região de menor potencial (há uma queda de potencial), quandoatravessamos uma resistência no sentido da corrente a variação do potencial é –iR; quando atravessamos uma resistência no sentido oposto, a variação é +Ri.
- Regra das Fontes: Quando atravessamos uma fonte ideal do terminal negativo para o positivo, a variação do potencial é +ε; quando atravessamos uma fonte no sentido oposto, a variação é –ε.
Para o cálculo da potência dissipada utilizou-se:P_d=Ri^2 (3)
Para o cálculo dos desvios percentuais do experimento utilizou-se:
∆=|(V_teórico-V_experimental)/V_teórico |×100% (4)



2.MATERIAIS E MÉTODOS
No que se refere aosPrincípios de Kirchhoff em experimentos laboratoriais, utiliza-se fontes de tensão, multímetros, resistores, cabos, pontas de prova, jacarés e placas de bornes.
O experimento consiste em determinar a f.e.m. (força eletromotriz) de uma fonte utilizando as Leis de Kirchhoff no circuito. Primeiramente, foram escolhidas 4 resistências de grande potência nominal, superdimensionando o sistema, as resistênciadesses resistores foram adquiridas pelo uso do ohmímetro e foram anotadas na Tabela 1, posteriormente o circuito da Figura 2 foi montado na placa de bornes.

Figura 2. Circuito de duas malhas.
Em seguida, a fonte ɛA foi ligada e regulada a uma voltagem de 20V, então a outra fonte ɛB foi ligada no máximo. Logo após o circuito estar montado e as fontes estarem ligadas, um amperímetro foi...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 3 Relatório Física Experimental
  • RELATORIO DE FISICA EXPERIMENTAL 3
  • relatório 2 Física experimental 3
  • Modelo relatório fisica experimental 3
  • Relatório 7 Fisica Experimental 3
  • Relatorio 2 Fisica Experimental 3
  • Relatorio de fisica experimental
  • Relatorio de Aula Pratica Fisica Experimental 3

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!