RELATORIO ENZIMAS PRONTO

Páginas: 7 (1602 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2015


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL



RELÁTORIO 2: CARACTERIZAÇÃO DA AMILASE SALIVAR




CINTIA GALVÃO
GABRIELA ANDRADE
JULIA ALMEIDA
RHAISA BÁRBARA


Relátorios de aulas prática apresentado como forma de avaliação referente à disciplina de Bioquímica
Docente: Profª LucineteColombo.








DOURADOS, MS
2015

CARACTERIZAÇÃO DA AMILASE SALIVAR

I. INTRODUÇÃO
Enzimas são proteínas que atuam como catalisadores biológicas, ou seja aumentam a velocidade das reações químicas. Direcionam todos os eventos metabólicos. Possuem um sítio ativo ou catalítico que é a região da enzima onde forma uma fenda ao qual o substrato se liga (modelo chave-fechadura). O substrato precisa tercaracterísticas eletrônicas e espaciais que permitam seu encaixe no sítio ativo, ou seja são altamente especificas, interage com um ou alguns substratos e catalisa apenas um tipo de reação química. O mecanismo de ação da enzima se inicia quando é formado o complexo enzima-substrato, que logo se desfaz, liberando os produtos da reação, porém a enzima não é consumida durante a reação. E para queocorra essa reação é preciso de uma certa quantidade de energia, a enzima então provoca uma diminuição na energia de ativação e isso facilita a ocorrência da reação.
A atividade enzimática depende de vários fatores como a concentração da enzima, a concentração do substrato, a temperatura, o pH do meio e a presença de cofatores e/ou inibidores. A temperatura crítica para uma enzima é aquela na qual aconformação da molécula é alterada, levando a desnaturação proteica em consequente perda da função catalítica, já em relação ao pH as enzimas funcionam bem dentro de uma faixa de pH ótimo (7), abaixo e acima da qual a velocidade da reação diminui e a concentração de enzimas que indica que quanto maior a concentração de enzimas, maior a velocidade da reação (MASTOTROENI; GERN, 2008). E pode seravaliada também medindo-se a velocidade de consumo do substrato ou a velocidade de aparecimento do produto
O referido relatório relata a caracterização da amilase salivar (ptialina) que é uma enzima da saliva que participa do processo de digestão do amido, digere parcialmente o amido e converte-o em glicose, catalisa assim a hidrólise de ligações alfa 1,4 glicosídicas do amido, atuam liberandodiversos produtos, incluindo dextrinas. O amido é composto pela amilose (não-ramificada) e amilopectina (ramificada). A amilose forma micelas hidratadas que absorvem Iodo, presente na solução lugol, apresentando coloração azul-violeta, ao qual foi utilizado no experimento.
Nos experimentos foram analisados os efeitos da concentração da enzima amilase sobre a reação, o efeito da temperatura em relaçãoa função catalítica e o pH ao qual interfere na ionização alterando a ionização do sítio ativo e impede a ligação do substrato.

II. OBJETIVOS
Avaliar a ação da amilase sobre seu substrato o amido;
Verificar os efeitos sobre a temperatura, o pH e a concentração;
Identificar a presença do amido com solução Lugol, quando não foi catalisada por alguns desses efeitos sobre a reação.
III. MATERIAIS EMÉTODOS

1 – Efeito da concentração da enzima

Materiais: 5 tubos de ensaio;
suporte para tubos;
pipeta volumétrica de 1 ml;
2 pipeta volumétrica de 2 ml;
pera.

Reagentes: Enzima alfa-amilase de saliva;
Água destilada;
Amido - solução de amido 0,5% em solução de NaCl 0,9%
Solução de Lugol.

Primeiramente foifeito a solução estoque de saliva (1:50 v/v), coletou de 2 a 3 ml de saliva da professora e de alguns alunos e para cada 1 mL de saliva foi acrescentado 49 mL de solução de NaCl 0,9%, conservando em banho de gelo durante toda a pratica.
Foram enumerados de 1 a 5, 5 tubos de ensaio, para logo após serem preparados por diluição sucessiva, da seguinte forma: em todos os tubos foram adicionados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório Enzimas
  • Relatorio enzimas
  • Relatorio de enzimas
  • relatorio de enzimas
  • Relatorio enzimas
  • Relatório enzimas
  • RELATORIO PRONTO
  • relatorio pronto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!