Relatorio do CAIITE 2014

361 palavras 2 páginas
Atividade: RELATÓRIO DE PARTICIPAÇÃO EM EVENTO NO CAIITE 2014

Evento: Palestra USABILIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE WEBSITES E APLICATIVOS
Local: Centro de Convenções Ruth Cardoso - Sala Oxigênio
Data: 19/08/2014 19h às 21h
Palestrante: Jalves Nicácio (CESMAC)
Resumo: Entender os conceitos e a padronização relacionados a acessibilidade e usabilidade em sites e aplicativos da internet.

RELATÓRIO

A palestra teve a duração de duas horas e foi proferida pelo profº do Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) Jalves Mendonça Nicácio, que é Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Pós-Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Fundação Jaime de Altavila (FEJAL/CESMAC); Autor dos livros: Técnicas de Acessibilidade – criando uma Web para todos (EdUFAL, 2009), Navegando na Web – navegando com leitores de telas (EdUFAL, 2009); Professor de Gestão em Sistemas de Informação na Faculdade Alagoana de Administração – FAA; Professor de Análise de Sistemas na FEJAL.
Inicialmente foi apresentada a agenda da palestra ao qual seria discorrer os conceitos, padrões e a legislação brasileira em torno da temática acessibilidade e usabilidade quando do desenvolvimento de sites e aplicativos para a internet. De acordo com o preletor a questão da acessibilidade em sites e aplicativos web tem haver com o acesso ao conteúdo por todos os usuários, independente, de ter alguma deficiência física, ou seja, o conteúdo pode ser acessado por qualquer pessoa (inclusive às com necessidades especiais, através de tecnologia assistiva).
Desde 1999 que o consórcio World Wide Web (W3C), criado por Tim Berners-Lee, define padrões universais de acessibilidade designado de Web Accessibility Initiative (WAI). O Modelo de Acessibilidade Brasileiro (e-MAG), de autoria do Governo Eletrônico, em conformidade com os padrões internacionais é o conjunto de recomendações de acessibilidade a serem implementadas nos sites

Relacionados

  • Relatorio De Linguaguem Exp
    876 palavras | 4 páginas
  • A FORMAÇÃO DO PROFESSOR/PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DAS INSTITUIÇÕES FORMADORAS EM ALAGOAS
    377 palavras | 2 páginas