Relatorio de SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE

Páginas: 6 (1280 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS





SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE


RELATÓRIO DE QUIMICA GERAL EXPERIMENTAL





APUCARANA
2012




SOLUBILIDADE E MISCIBILIDADE



Relatório sobre aula prática supervisionada, apresentado à disciplina de Química Geral, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos daUniversidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, com requisito de obtenção de nota.
Prof° : Edmilson Antonio Canesin




APUCARANA
2012
SUMÁRIO




1 Introdução

Solubilidade em geral, substância polar dissolve substância polar e não dissolve substância apolar. Substância apolar dissolve substância apolar e não dissolve substância polar.A solubilidade é a medida da capacidade queum solvente tem em dissolver um soluto em uma dada temperatura, é representada pela concentração da solução saturada do segundo no primeiro podendo ser expressa em g/L ou g/mL. Geralmente, a substância que está presente em maior proporção em uma solução é denominada de solvente, sendo a que está presente em menor proporção é denominada de soluto. A solubilidade ou não de uma determinadasubstância em outra dependerá da semelhança das suas propriedades químicas. O termo “insolúvel” é usado, mas o mais correto é parcialmente ou pouco solúvel.
Miscibilidade é a habilidade de duas ou mais substâncias líquidas misturarem entre si e formarem uma ou mais fases. Mistura é o conjunto de duas ou mais substâncias puras. Quando duas substâncias são insolúveis, elas formam fases separadas quandomisturadas; o melhor exemplo conhecido disto é a mistura óleo-água. Por outro lado, a água e o álcool etílico são solúveis em quaisquer proporções, enquanto que algumas outras combinações de substâncias são parcialmente solúveis; por exemplo, se colocarmos sal de cozinha em água além de uma certa quantia, parte do sal precipita-se no fundo da vasilha na forma sólida, embora este exemplo seja de umasolução, mas que não deixa de ser um tipo de mistura, nesse caso, heterogênea, pois o excesso de sal não reagiu com a água. A miscibilidade ou compatibilidade entre dois líquidos baseia-se na semelhança da constituição das respectivas moléculas e conseqüentemente, na semelhança dos tipos de interações intermoleculares em cada substância. Assim o álcool etílico é miscível com água em qualquerproporção, pois os componentes são constituídos por moléculas pequenas caracterizadas por funções –OH (água: HOH, etanol: C2H5OH). Na medida em que aumentamos a cadeia hidrocarbônica do álcool, a molécula perde gradualmente sua semelhança estreita com a água. Assim, o butanol (C4H9OH) é apenas parcialmente miscível com água e o octanol (C8H17OH) é praticamente imiscível com água. Os líquidos maisutilizados como solventes no laboratório ou na indústria podem ser classificados de acordo com suas polaridades, conforme valores dos momentos de dipolo moleculares ou das constantes dielétricas dos líquidos. (1)













2 OBJETIVO DO EXPERIMENTO
Estudar a polaridade de diferentes substâncias a partir da solubilidade e da
miscibilidade das mesmas.
3 PROCEDIMENTO

3.1 MATERIAISVIDRARIAS
Para essa aula prática foram utilizados os seguintes equipamentos:

Tubos de ensaio
Espátulas
Pipetas graduadas de 2 (dois) mL
Provetas de 10 (dez) mL
Peras
Béqueres
Funil de Vidro
Papel de filtro
Erlenmeyer
Suporte universal

1.1 REAGENTES

Água destilada
Cloreto de Sódio (NaCl)
Iodo (I)
Naftalina
Óleo
Parafina
Álcool Etílico (CH3OH)
Hexano
4 MÉTODO

PARTE I– Solubilidade de diferentes solutos em diferentes solventes.
Enumerou-se 3 tubos de ensaio . Colocou-se uma ponta de espátula de cloreto de sódio em cada um e adicionou-se aproximadamente 1 mL de água destilada, hexano e etanol respectivamente. Agitou-se, observou-se a solubilidade e anotou-se o resultado (solúvel ou insolúvel).
Repetiu-se o procedimento utilizando iodo, naftaleno, óleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATÓRIO EXPERIMENTAL UNIDADE VII: MISCIBILIDADE, SOLUBILIDADE E CONDUTIVIDADE
  • Relatório do Experimento II
  • miscibilidade e solubilidade
  • Miscibilidade e solubilidade
  • Miscibilidade e solubilidade
  • Miscibilidade e solubilidade
  • Miscibilidade e solubilidade
  • Solubilidade/ miscibilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!