relatorio de P ndulos de molas

1053 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL-UNIPLAN

CAMPUS AGUAS CLARAS
ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: TÓPICOS DE FISÍCA
PROF MIGUEL ENRIQUE PARRA MUÑOZ

RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 3

TÍTULO: – Pêndulo de molas

COMPONENTES DO GRUPO:

CRISLAINE SCARLAT
GEOVANNA LEAL
JESSÍCA GARCIA
LUCAS HENRIQUE DE CARVALHO SANTOS
MARIANE BATISTA

BRASILIA – DF 14/04/2015

Fundamentação teórica
Num modelo físico construído com molas, o movimento harmônico simples é observável em massas presas a uma mola ligada a um suporte rígido, como uma parede. Se o sistema está na posição de repouso, diz-se em equilíbrio estático. No entanto, se a massa é deslocada a partir da posição de equilíbrio, uma reposição do mesmo vai ser exercida pela mola, chamada de elasticidade, seguindo assim a Lei de Hooke.
Matematicamente, a força resultante F é dada a partir de:

Onde F é uma força elástica exercida por uma mola (no SI: Newton N, k na Lei de Hooke (N·m−1), e x que é o deslocamento a partir da posição de equilíbrio (em m).
Contudo, para qualquer movimento harmônico simples, determina-se que quando o sistema é deslocado de sua posição de equilíbrio, uma força restauradora que obedece à lei de Hooke tende a restaurar o sistema para esse equilíbrio.
Uma vez que a massa é deslocada da sua posição de equilíbrio, experimenta uma força resultante de restauração. Como resultado, ela acelera e começa a voltar à posição de equilíbrio.
Quando a massa se aproxima da posição de equilíbrio, a força restauradora diminui. Na posição de equilíbrio, a força resultante restaurada desaparece. No entanto, em x= 0, a força da massa não desaparece devido ao impulso da força restauradora que agiu sobre ele. Portanto, a massa continua além da posição de equilíbrio, comprimindo a mola.
Então, a força resultante restaurada tende a desacelerar, até a sua velocidade desaparecer, tentando chegar novamente à posição de equilíbrio
Seja uma mola de constante K e um bloco de massa m, que se

Relacionados

  • diversos
    92947 palavras | 372 páginas