Relatorio de visita tecnicca

718 palavras 3 páginas
PROFESSORA: MARCIENE LOBATO COSTA
DISCIPLINA: GESTÃO E LEGISLAÇÃO
O que é Plano de Carreira
Um Planejamento de Carreira corporativo consiste numa estruturação organizacional que possibilita aos colaboradores evoluir e galgar novos cargos e posições na empresa. Entretanto, um plano conciso é aquele capaz de atender tanto as necessidades da organização, quanto os anseios e ambições profissionais e pessoais do colaborador.
Esta possibilidade real de ascensão na empresa confere reconhecimento e segurança aos profissionais, e deve ser oferecido aos colaboradores de destaque o quanto antes, uma vez que a competição por pessoas com perfis diferenciados está cada vez mais acirrada, e perder tempo pode significar também, perder grandes talentos para seus concorrentes.
Adequação é fundamental
Muitas vezes o plano de carreira da empresa não é compatível com o plano de carreira do colaborador, e isso acaba por criar um descompasso entre os projetos de ambos para um futuro em comum.
A falta de critérios claros para a escolha dos colaboradores que irão receber o benefício de um Plano de Carreira pode implicar em desconfiança e insatisfação, a exemplo de um profissional que recebe este benefício por tempo de empresa e não por resultados reais ou méritos.
Esta falta de clareza quanto às possibilidades reais de crescimento aliada a ausência de um plano de salários compatível com as projeções profissionais são outros fatores que podem comprometer um planejamento de carreira efetivo em uma empresa.
Como fazer um plano de carreira
Esta estratégia de planejamento funciona como uma bússola, ou um mapa, para saber se os seus objetivos estão perto ou longe de serem alcançados. Além de orientar quanto ao destino profissional. Um planejamento de carreira eficaz deve seguir as seguintes etapas:
Estabeleça os objetivos
Pense em que tipo de emprego você procura. É importante ter claro quais são os seus objetivos de carreira
Ação
Esforços específicos que determinam as ações em

Relacionados