ytjrtjy

3350 palavras 14 páginas
Ucrânia
Escalada militar não resolverá crise na Ucrânia, diz Putin
Presidente russo pediu diálogo com representantes do leste do país.
Ele foi a Belarus para reunião com o ucraniano Petro Poroshenko.
O presidente russo, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira que a crise na Ucrânia não pode ser resolvida com uma nova escalada militar ou sem diálogo com representantes do leste do país, região onde se fala russo.
Putin também afirmou que a economia russa poderia sofrer perdas de 100 bilhões de rublos (US$ 2,77 bilhões) se as mercadorias europeias chegarem ao mercado russo via Ucrânia, já que Kiev assinou um acordo comercial com a União Europeia.
Ele declarou ainda que Moscou irá retaliar com medidas comerciais se isso acontecer. E acrescentou que Belarus e Cazaquistão, parceiros da Rússia em uma união aduaneira, também serão incluídos.Putin está em Belarus para uma reunião com o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, realizada na presença de líderes da União Europeia, a primeira entre os dois líderes em quase três meses.
Na mesma ocasião, Poroshenko afirmou que o destino do mundo e da Europa será decidido na reunião de cúpula.
"O destino do mundo e da Europa se decide nesta reunião em Minsk. Assim eu considero", declarou Poroshneko depois de apertar a mão do presidente russo, e antes do início das conversações.
O comando militar da Ucrânia informou nesta quarta-feira que intensos combates nas regiões de Donetsk e Lugansk, no leste do país, resultaram na morte de pelo menos 225 separatistas pró-Rússia. Além das baixas, segundo o comunicado oficial, “as perdas do inimigo são: três tanques, dois blindados, quatro morteiros, um caminhão e uma plataforma de lançamento de mísseis múltiplos Smerch”. O governo ucraniano afirma que as baixas foram causadas pelo uso de artilharia contra concentrações de milicianos nas proximidades das cidades de Gorlovka e Ilovaisk, na região de Donetsk.
O boletim militar, que não informou mortes entre os soldados ucranianos,

Relacionados