RELATORIO DE NEUROCI NCIA N 2

1696 palavras 7 páginas
CURSO: Psicologia 1º SEMESTRE / 2015
PERÍODO: 5º Período TURNO: Matutino
DISCIPLINA: Neurociência do Comportamento
PROFESSORA: Anamaria de Souza Cardoso
ACADÊMICO: Dênia Virginia Fonseca

RELATÓRIO AULA PRÁTICA Nº 2

TEMA: Revestimentos do Sistema Nervoso Central: crânio, meninges e líquor (ventrículos).

INTRODUÇÃO

O tecido do Sistema Nervoso Central (SNC) é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que consiste de quatro estruturas: crânio, meninges, líquido cerebrospinhal (líquor) e barreira hematoencefálica.
O crânio tem como função, armazenar e proteger o encéfalo, além de proporcionar fixação aos músculos do rosto e da boca. O crânio é cartilaginoso durante a fase de embrião e se calcifica do começo da vida após o nascimento até ficar rígido. O crânio é composto por oito ossos: frontal, occipital, dois parietais, dois temporais, esfenoide e etmóide.
A parte superior do crânio – calota craniana é chamada de cúpula do crânio ou calvária. É atravessada por quatro suturas (articulações que permitem mínima mobilidade aos ossos do crânio): sutura coronal que fica entre os ossos frontal e parietais; sutura sagital entre os dois parietais; sutura lambdoide entre os parietais e o occipital; sutura escamosa entre o parietal e o temporal.
Forame é um orifício que veicula a passagem de nervos e artérias. As fossas cranianas são divididas em três partes: fossa anterior, fossa média e fossa posterior. O forame magno é uma abertura grande e oval, através do qual a cavidade craniana comunica-se com o canal vertebral.
Dentro do revestimento ósseo, o sistema nervoso central é envolto por membranas conjuntivas denominadas meninges que são classificadas como: dura-máter, aracnóide e pia-máter. A membrana mais externa é a dura-mater, uma lâmina, espessa e elática, de tecido conjuntivo, que envolve o encéfalo e a medula espinhal. A pia-máter é a camada mais interna, aderida, intimamente,

Relacionados

  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
    39677 palavras | 159 páginas