relatorio de intervencao em grupo conceitos

Páginas: 11 (2615 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015




SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................... 04
OS VÁRIOS TIPOS DE GRUPOS............................................................................05
CONCLUSÃO........................................................................................................... 10
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS................................................................... ...11
ANEXO 01................................................................................................................. 13
ANEXO 02................................................................................................................ .14




















INTRODUÇÃO
O presente relatório irá relatar sobre a atuação econtribuição do profissional de psicologia, do conceito de grupo e seus vários contextos, como: processo grupal, dinâmica de grupo, técnica de dinâmica de grupo, a importância da dinâmica de grupo no contexto da intervenção grupal e a metodologia utilizada para realizar a intervenção grupal.
Dessa forma, para Zimerman e Osório (1997), todo indivíduo é um grupo na medida em que, no seu mundo interno, há umgrupo de personagens introjetados, como os pais, os irmãos entre outros, que convivem e interagem entre si. Este fato indica que, se quisermos compreender o ser humano, devemos estudar sua vida em grupo.
Grinberg, Sor e Bianchedi (1973) discutem a importância da formação grupal e a sua consequente conversão em objeto de observação e pesquisa. As pessoas reunidas em grupos apresentam maior riqueza ecomplexidade das qualidades da dimensão humana, dentre as quais a comunicação. Watzlawick, Beavin e Jackson (2007, p.44) afirmam que há, na verdade, uma “impossibilidade de não comunicar”. Em outras palavras, todo tipo de observação é um tipo de comunicação, então um tipo de intervenção “comunicativa”.
A dinâmica de grupo, no entanto, está intimamente ligada à teoria de campo aplicada àpsicologia social, onde Kurt Lewin foi considerado o fundador da moderna dinâmica de grupo. Por volta de 1940, ele estabeleceu esse campo de estudo e atraiu pesquisadores e recursos financeiros para esse tipo de pesquisa. Então, Lewin (1978), constata que um grupo é mais do que a soma de seus membros: consiste numa totalidade dinâmica que não resulta apenas da soma de seus integrantes, onde o quecaracteriza um grupo é a interdependência.
Nesse sentido, as tentativas com vistas à realização dos objetivos grupais criam no grupo um processo de interação entre as pessoas, que se influenciam reciprocamente e pode haver a produção de novos significados e metas, em que, as técnicas consistem em fazer com que as pessoas interagem e quando positivamente aceite fazer parte de um grupo sem se esquivar,porém técnica sem método e teoria é cegueira intelectual. Por fim, a contribuição do psicólogo em relação a essas demandas tem como objetivo trabalhar com os pacientes todas essas potencialidades, que às vezes só são adquiridas quando vê a si mesmo em um contexto social.
OS VÁRIOS TIPOS DE GRUPOS
O ser humano é um ser social, por isso vivemos em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outraspessoas.
Mesmo quando estávamos sozinhos, nossos requisitos de não ficar só é o pensamento, como por exemplo, pensamos em nossos amigos, na próxima atividade da aula do dia seguinte, no namorado, em nossa família, entre outros.
Dessa forma, raramente encontraremos uma pessoa que viva totalmente isolada do mundo, talvez seja por isso que nossas vidas sempre encontra uma maneira de ficarmosdentro de um grupo, seja nos pensamentos, na cultura e etc, e que para vivermos em conjunto precisamos de algumas regras para lhe dar bem com os outros, então podemos dizer que o conceito de grupo é basicamente uma união de pessoas com um objetivo em comum, ou seja, o lugar onde a instituição se realiza, onde possui conjunto de valores e regras dentro desse local, isto é, organização. Portanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intervenção de grupo
  • Grupos de intervenção
  • O conceito de intervenção
  • conceito de grupos
  • Conceito de Grupo
  • Relatório de intervenção
  • Relatorio de intervenção
  • INTERVENÇÃO COM GRUPO DE MULHERES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!