relatorio de estequiometria

Páginas: 9 (2226 palavras) Publicado: 5 de junho de 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO














ESTEQUIOMETRIA















CURITIBA
2013
















ESTEQUIOMETRIA

Relatório técnico apresentado na disciplina de química do Curso de Graduação em Engenharia de Prodeção da Pontifícia Universidade Católica do Paraná como formaparcial de avaliação referente a 2a Parcial.








Curitiba, novembro de 2013SUMÁRIO

1 Introdução
Estequiometria o nome é derivado das palavras gregas stoicheion (‘elemento’) e metron (‘medida’). A estequiometria é uma ferramenta essencial da química os problemas tão diversos como medir a concentração de ozônio na atmosfera, determinar orendimento pontencial de ouro apartir do mineral e avaliar diferentes processos para converter carvão em combustíveis gasosos são solucionados com princípios de estequiometria. É baseada em entendimento de massas atômicas e em um princípio fundamental, a lei da conservação da massa. ( Quimica A ciência central)
“A massa total de uma substância presente ao final de uma reação química é a mesma massatotal do início da reação.” ( Quimica A ciência central)
O nobre francês e cientista Antonie Lavoisier descobriu importante lei química no final do século XVI. Em um livro de química publicado em 1789, Lavoisier expôs a lei nesta maneira eloquente. ( Quimica A ciência central)
“Podemos formulá-la como uma massa incontestável que, em todas as operações artificiais e naturais, nada se cria, existea mesma contidade de matéria antes e depois do experimento.” ( Quimica A ciência central)
Com o avanço da teoria atômica, os químicos passaram a enterder a base da lei da conservação da massa. “Os átomos não são nem criados nem distruídos durante qualquer reação química.” Assim o mesmo conjunto de átomos está presente tanto antes quanto depois da reação. As mudanças que ocorrem durante qualquerreação é simplesmente um rearranjo dos átomos. ( Quimica A ciência central)
O objeto de estudo “estequiometria” e constituída para o estudo das reações e substancias químicas ela significa “medir os constituintes elementares”. Após balanceada uma equação que represente uma reação química e identificado com precisão a quantidade de cada produto gerado, ou determinar as quantidades necessárias dereagentes de modo a produzir determinada quantidades de produtos, calculando os rendimentos e a eficiência do processo. A estequiometria e encontrada nas industrias, laboratórios entre tantos outros lugares onde é aplicada com objetivo de conhecimento, pois e a fundamental ferramenta que se regula a quantidade de reagentes necessários para a obtenção de produtos específicos, para a noção dequantidade de produto a ser produzido. (Rafael G.B. Araújo, Rafael Pereira dos Santos, Marcos Portnoi Falta ano)

O objetivo da aplicação dos cálculos estequiométricos na engenharia é que para produzir um produto é muito importante conhecer as quantidades necessárias, quanto produto deve ser produzido e, controlar as quantidades de reagentes, e quantos reagentes devem-se misturar na reação,envolvendo massa, matéria e volume, ajudando na previsão de rendimento de uma reação quando os reagentes não forem 100% puros, pois a pureza dos reagente tem a finalidade de manter o padrão de qualidade no processo e rendimentos reais dos produtos obtidos para uma produção final. (falta referencia bruna)



1.1 Leis que regem os cálculos estequiométricos.
Lei de Gay-Lussac: As primeiras medidasconfiáveis das propriedades dos gases foram feitas pelo cientista anglo-irlandês Robert Boyle, em 1662, ao estudar o efeito da pressão sobre o volume. Um século e meio depois um passatempo novo, o uso de balões de ar quente, motivou dois cientistas franceses, Jacques Charles e Joseph Louis Gay Lussac, a descobrirem outras leis dos gases. Charles e Gay Lussac descobriram como a temperatura de um gás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • estequiometria relatorio
  • Relatório de Estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • Relatorio Estequiometria
  • Estequiometria Relatorio
  • Relatorio Estequiometria
  • relatorio estequiometria
  • Relatório estequiometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!