Relatorio de estagio de historia fundamental e meédio

276 palavras 2 páginas
A Consequência de uma colonização

Um país colonizado sempre sofre com as consequências do país colonizador.Este não se importa com o povo que ali vive, apenas tem como objetivo principal a exploração. Com relação a colonização europeia nas Américas não foi diferente, esta mudou radicalmente as vidas e a cultura dos nativos americanos.Entre os séculos XV e XIX , estes povos tiveram as populações devastadas pelas privações de perda de suas terras e animais ou então tiveram a população dizimada por doenças e em muitos casos em guerras, como por exemplo numa das viagens feitas por Cristovão Colombo ao Haiti, os nativos foram violentamente escravizados durante a invasão desse território.
Além da escravização desses povos, uma outra consequência foram as doenças trazidas pelos europeus tais como: varíola e varicela que muitas vezes eram fatais e levou a maioria dos povos a morte. É difícil dizer com exatidão quantos nativos americanos morreram por doenças, mas alguns historiadores estimam que cerca de 80% da população de algumas tribos foram extintas por doenças europeias. O nosso país também sofreu com essa invasão. O impacto da conquista europeia sobre a população das Américas foi imenso e não existem números precisos sobre a população existente á época da chegada dos europeus, apenas estimativas. Dezenas de indígenas morreram em consequência do contato direto ou indireto com os europeus e milhares morreram por não terem imunidade contra as doenças trazidas por estes povos.
Ainda hoje não há dados suficientes, apesar de toda pesquisa arqueológica, que informe o impacto do contato europeu sobre os povos do continente americano.

Referência Bibliográfica:
Mocelin, Renato, O livro didático de história. Vol único. SP, IBEP,

Relacionados