RELATORIO DE BIOQUIMICA PARTE2

1715 palavras 7 páginas
EXTRAÇÃO CARACTERIZAÇÃO E HIDRÓLISE DO AMIDO PRESENTE EM TUBÉRCULOS. OBSERVAÇÃO DA EFETIVIDADE DA ENZIMA AMLASE SALIVAR. ANÁLISE DA ACÃO ENZIMÁTICA DA LACTALASE E OBSERVAÇÃO DO ESTUDO DO PAJURÁ PARA A ANÁLISE DA QUANTIDADE DE GLICOSE PRESENTE NO EXTRATO.

Relatório desenvolvido durante a aula prática de Bioquímica, como parte da avaliação referente ao semestre em andamento.
Professora: Rosa Mourão

2015
INTRODUÇÃO

Os carboidratos são substâncias orgânicas também chamadas de hidratos de carbono. Esse nome foi dado por que nele estão presentes 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 átomo de oxigênio. Sua fórmula empírica é (CH2O)n. Daí o nome carbo (carbono) hidrato (hidros = água).
Os nomes carboidratos e hidratos de carbono explicam-se pelo fato de serem substâncias constituídas, basicamente de carbono e água. Em alguns casos, podem também apresentar nitrogênio (N) ou enxofre (S) na sua composição. Os carboidratos são a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, sendo produto do processo fotossintético. Por outro lado, no reino animal, os carboidratos são encontrados em pequenas quantidades no sangue, sob a forma de glicose, e no fígado e músculos, sob a forma de glicogênio. Os carboidratos são compostos orgânicos polihidroxilados que contém um grupo aldeído ou um grupo cetona. Existem três categorias principais de carboidratos, distinguíveis pelo número de unidades de açúcar: os monossacarídeos que não podem ser convertidos em outros açucares por hidrólise ácida, os oligossacarídeos que consistem em cadeias curtas de unidades de açucare se os polissacarídeos que consistem em cadeias longas (centenas ou milhares) de unidades de açúcar.
Glicogênio polissacarídeo de reserva nutritiva dos animais, o glicogênio é encontrado, principalmente, nos músculos. Também é produto de reserva dos fungos. Constitui um polímero de glicose (mais ou menos 30.000 resíduos de glicose) com ligação glicosídica e várias ramificações. Polissacarídeos

Relacionados