Relatorio 2 organica 2

Páginas: 4 (848 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
Introdução
O ácido acetilsalicílico, em estado puro, é um pó de cristalino branco ou cristais incolores, pouco solúveis em água, porém facilmente solúvel em álcool e éter. Este acido, é um fármacodo grupo dos anti-inflamatório não-esteroides que tem como formula molecular C9H8O4, que se utiliza com anti-inflamatorio, antipirético, analgésico e anti-plaquetario. O medicamento mais conhecido ábase do acido acetilsalicílico é a Aspirina, que é o medicamento mais consumido pela população mundial.
A descoberta do ácido começou no século V a.C por Hipócrates que escreveu que o pó ácido dacasca do salgueiro ou chorão, o qual contém salicilatos que é potencialmente tóxico, alivia dores e diminui a febre. Em 1828, isolou-se o princípio ativo da casca, a salicina ou ácido salicílico na suaforma cristalina pelo farmacêutico francês Henri Leroux e Raffaele Piria, químico italiano. Já em 1897, o laboratório farmacêutico alemão Bayer conjugou quimicamente o ácido salicílico com acetatocriando o ácido acetilsalicílico (Aspirina). O ácido acetilsalicílico foi o primiero fármaco a ser sintetizado na historio da farmácia. Foi a primeira criação da indústria farmacêutica E também oprimeiro fármaco vendido em tabletes.
A síntese do AAS consiste em tratar o ácido salicílico com anidrido acético, em presença de ácido sulfúrico em pequena quantidade, o qual atua como um catalisador.Técnicas de filtração a vácuo e recristalização podem ser empregadas.
Objetivo
O objetivo desta prática foi mostrar aos alunos, como é feito a síntese do ácido salicílico, bem como seus mecanismos.Materiais e Métodos
Para a aula pratica sobre a síntese do ácido acetilsalicílico foram usados os seguintes materiais:
Becker de 250 mL
Becker de 100 mL
Espátula
Pipeta de Pasteur
Bastão de vidro
Pipetagraduada com pera de sucção
Balança analítica
Funil de Buchner
Filtro de papel
Kitassato
Bomba à vácuo
Placa de Petri
Banho maria
Gelo
Ácido salicílico
Anidrido acético
Ácido sulfúrico
Água
Álcool...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio Orgânica 2
  • Relatorio Organica experimental 2
  • organica 2
  • Organica 2
  • Organica 2
  • Organica 2
  • Orgânica 2
  • Relatorio 3 Organica 2 Oxida o do lcool com KMnO4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!