Relatorio 2 MUV E MRUA

Páginas: 9 (2115 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015












RELATÓRIO: MOVIMENTO EM MEIO VISCOSO E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE ACELERADO






SUMÁRIO

I – Objetivo
II – Resumo
III - Introdução Teórica
IV - Procedimento Experimental
V - Resultados
VI – Conclusão e Discussão
VII - Referências bibliográficas.

Objetivo
1)Movimento em meio viscoso:
Através da análise do movimento de uma esfera num meio viscoso, verificarexperimentalmente uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando para isso o uso de gráficos construídos a partir dos dados colhidos em laboratório. Com o gráfico em mãos, determinar qual o tipo de movimento que a esfera realiza ao se deslocar no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.
2)Movimento retilíneo uniformemente acelerado:
Pretende-se estudar o movimento retilíneouniformemente acelerado medindo o tempo gasto por um objeto (de certa massa M2) que desliza sobre um plano reto puxado por um contrapeso (de massa variável M1) e determinar equações que relacionam as grandezas do movimento, como tempo e deslocamento, por exemplo. A experiência baseia-se na utilização de uma superfície que injeta ar em baixo da massa M2, permitindo trabalhar em condições de atritodesprezável.
RESUMO
1)Movimento em meio viscoso:
Foi realizado o experimento, o estudo do comportamento de uma esfera metálica imersa em um meio viscoso (em um tubo inclinado), determinando o movimento realizado e construindo gráficos para a obtenção de uma função que representaria o movimento (no caso a relação entre tempo e distancia percorrida).
2)Movimento retilíneo uniformemente acelerado:
Foirealizado o experimento, o estudo do comportamento de um carrinho (massa M2) que estava sobre um trilho, teoricamente sem atrito, que era puxado por um peso (massa M1), anotando os resultados das acelerações em determinadas distancias pré-estabelecidas com a variação da massa M1. Foram construídos três gráficos em papel dilog (pois a massa M1 variou três vezes) e obtido as equações que relacionam adistancia percorrida e o tempo.

Introdução Teórica
1)Movimento em meio viscoso:
Lei de Stokes: o movimento de um corpo em meio viscoso é influenciado pela ação de uma força viscosa, Fv, proporcional a velocidade v. Para uma esfera num liquido viscoso, em velocidade baixa, a força da viscosidade é dada pela Lei de Stokes:
Fv=6piRnv (1)
onde R é o raio da esfera, v sua velocidade instantânea en a viscosidade dinâmica do liquido.
No movimento, a força peso P e a força de impulsão I são forças constantes. P, I e Fv se relacionam pela equação:
P-I-Fv = ma (2)
onde m é a massa da esfera e a é sua aceleração (essa relação é obtida pela Segunda Lei de Newton).
A esfera começa a descer com uma aceleração, porem, após um breve intervalo de tempo, a força resultante anula-se quando Fv=P-I,e a esfera passa a descer com velocidade constante. Dizemos que a esfera atingiu sua velocidade limite:
6piRnv(limite) = P-I (3)
O movimento da esfera tende a ser retilíneo e uniforme, pois quando a velocidade limite (velocidade máxima que a esfera ode atingir no interior do fluido) é atingida, não existe aceleração e a soma das forças que atuam sobre a esfera é nula.
Movimento retilíneouniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU, a velocidade média e sua velocidade instantânea, são iguais. A velocidade instantânea refere-se a um determinado intervalo de tempo “t”considerado, definida matematicamente por:

V=limΔt->0=Δs/Δt. (4)

Função que define o MRU:
S=so+vt (5)
onde, S é o espaço final; so é o espaço inicial; v é a velocidade; t é o tempo.

2)Movimento retilíneo uniformemente acelerado:
De acordo com a Segunda Lei de Newton, um corpo de massa m que se move sob ação de uma força F é submetido a uma aceleração a tal que:
(6)
onde  é o momento linear, m...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatorio MRUA
  • Relatorio Muv
  • Relatório de muv
  • Relatório Física Mecanica MRUA
  • relatorio de fisica muv
  • RELATORIO MRUA envio
  • Relatório de física sobre o muv
  • Relatorio Fisica MUV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!