QUESTAO SOCIAL

Páginas: 2 (329 palavras) Publicado: 20 de julho de 2015
 Uma das principais características de uma sociedade capitalista é a desigualdade. O modo de produção capitalista é o conjunto das relações de produção, que se da na relação da burguesia com aclasse trabalhadora, a primeira, dona dos meios de produção e do capital, explora a outra que nada possui além de sua força de trabalho. A classe trabalhadora vende sua força de trabalho, como única formade subsidio próprio e da família. Ao contrário da classe trabalhadora, a burguesia tem outros interesses nas relações de produção. Seu objetivo é lucrar assim acumulando capital, através damais-valia.
Segunda Iamamoto, quanto mais cresce as riquezas no capital maior são as desigualdades sociais, que atinge diretamente a classe trabalhadora com problemas tais como fome, falta de moradia,dificuldade de acesso a saúde e educação.
Chega um momento que, em condição de sua pauperização e péssimas condições de vida e trabalho, a classe trabalhadora passa a se conscientizar de sua condição deexploração e acontece a mudança de “classe em si” para “classe para si”. Os trabalhadores se reúnem para lutar por direitos que melhorem sua vida cotidiana, assumindo papéis políticos erevolucionários dentro da sociedade e exigindo seu reconhecimento como classe por parte do Estado e dos capitalistas. A partir daí surge a luta de classes –burguesia x proletariado, capital x trabalho- que expressaa Questão Social.
Foi através das lutas sociais que o Estado foi pressionado a prestar atenção, atender e reconhecer os direitos e deveres da classe trabalhadora. É a partir desse reconhecimento quenasce um novo momento de concessão dos direitos sociais públicos, serviços e políticas sociais, que tem como exemplo o Welfare State, nos países centrais. As estratégias para o enfrentamento daquestão social têm sido tensionadas por projetos sociais. Vive-se uma tensão entre a defesa dos direitos sociais e a mercantilização do atendimento ás necessidades sociais, com claras implicações nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questão social
  • Questão social
  • Questão social
  • Questão Social
  • Questao social
  • Questão Social
  • QUESTÃO SOCIAL
  • A questão Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!