Relatorio 1lei de ohm COMPLETO

1890 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA B: 1ª LEI DE OHM

ALUNOS: AMANDA MENEZES
JOEL FELIX ALVES
MARIA LÚCIA DO NASCIMENTO
REBECA RIZIA

SÃO CRISTÓVÃO – SE
JUNHO DE 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA

RELATÓRIO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA B: 1ª LEI DE OHM

SÃO CRISTÓVÃO – SE JUNHO DE 2015
1. INTRODUÇÃO
A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de elétrons e é formada quando há uma diferença de potencial (ddp) em um condutor. A resistência elétrica é a oposição a esse movimento, é a razão entre a voltagem do condutor e a corrente que ele transporta.

A resistência tem a unidade SI de volt por ampère, chamada de ohm (Ω). Para muitos materiais é provado que a resistência é constante para grande parte das voltagens aplicadas, esse comportamento é conhecido como Lei de Ohm. Os materiais que obedecem a lei de ohm e, portanto, tem uma resistência constante são chamados de ôhmicos e possuem uma relação linear entre a voltagem e a corrente. Por outro lado, existem os materiais não-ôhmicos que são aqueles que não obedecem a primeira lei de ohm, portanto não possuem resistência fixa e consequentemente não apresentam relação linear entre a voltagem e a corrente elétrica aplicada. O diodo é um dispositivo semicondutor comum não-ôhmico, sendo um elemento de circuito que age como uma válvula de sentido único para a corrente.
Dentre os diodos, existe uma classe especial que é denominada LED (diodos emissores de luz). Para estes dispositivos, a aplicação de uma polarização direta (tensão direta) com valor superior a determinado limiar permite a passagem de uma corrente elétrica. Quando uma corrente atravessa a junção o processo de recombinação dos portadores de carga faz com que ocorra a emissão de luz, com frequência muito bem definida e dependente do tipo de

Relacionados