Relatorio 1

Páginas: 3 (615 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015
LANÇAMENTO HORIZONTAL DE PROJÉTEIS
THYAGO EDUARDO LOPES BARBOSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO




Resumo:
Este relatório apresenta aplicação e dados experimentais sobre o lançamento de projéteishorizontamente. O projétil utilizado para descrever o movimento foi uma esfera (ponto material) cuja análise pode ser feita através do plano carteziano, a princípio com uma velocidade inicial igual azero. Patindo desse ponto, avaliando três variáveis: lançamentos, tempo e alcançe, desprezando-se a resistência do ar.
Introdução:
O Lançamento horizontal pode ser interpretado com característicasintuitivas. Trata-se da ação da aceleração gravitacional em relação ao eixo das abiscissas com sentido vertical para baixo. A trajétoria descrita pelo projétil é uma parábola. A interpretação geométricado movimento é a resultante entre os dois eixos do plano carteziano.
De forma simples, este movimento pode ser observado no cotidiano, numa partida de futebol, por exemplo, quando o goleiro lança abola para o atacante, a mesma descreve uma trajetórica parabólica, em que o vértice da parábola é a altura máxima da bola e a distância entre o goleiro e o atacante é o alcance total.

Abordagemteórica:

A imagem acima descreve o comportamento do projétil.
Durante a subida a velocidade vertical diminui, chega a um ponto (altura máxima) onde, e desce aumentando a velocidade. O alcance máximo é adistância entre o ponto do lançamento e o ponto da queda do corpo, ou seja, onde y=0.
Vale também ressaltar que um movimento vertical a velocidade é variavel; na subida o movimento é retardado, porque avelocidade e a aceleração têm sentidos opostos. Enquanto na descida, trata-se de um movimento acelerado. Cuja aceleração e velocidade têm o mesmo sentido.
Procedimentos experimentais:
-Materiais:-Esfera -Lançador
-papel carbono - Trena
- papel almaço - Cronômetro
- Pesos
Inicialmente mediu-se com a trena a altura de onde seria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatorio 1
  • Relatorio 1
  • Relatorio 1
  • Relatorio 1
  • relatório 1
  • RELATORIO 1
  • RElatório 1
  • Relatório 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!