RELATORIO 1 Cin Tica Qu Mica ADRIANA

1601 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO: LICENCIATURA EM QUÍMICA

CINÉTICA QUÍMICA

Relatório solicitado pelo professor André Gustavo de Araujo Fernandes, como cumprimento das atividades na disciplina de Química Geral II.

Por: Adriana
Adriano
Caroline Maria Ramos Reis

Ilhéus Setembro/2012

1 RESUMO
Nesta aula prática, foi realizada alguns experimentos qualitativos para avaliar os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas, encontrando-se como resultado que a velocidade das reações aumenta, em geral, quando aumenta-se a temperatura do sistema, a superfície de contato, a concentração dos reagentes e a presença de catalisadores.
2 INTRODUÇÃO

Existe um ramo na ciência que estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que a influenciam, é a chamada Cinética Química. Pode se definir reações químicas como sendo um conjunto de fenômenos nos quais duas ou mais substâncias reagem entre si, dando origem a diferentes compostos. Equação química é a representação gráfica de uma reação química, onde os reagentes aparecem no primeiro membro, e os produtos no segundo.
A + B C + D
Reagentes Produtos
A velocidade de uma reação é a rapidez com que os reagentes são consumidos ou rapidez com que os produtos são formados. A combustão de uma vela e a formação de ferrugem são exemplos de reações lentas. Na dinamite, a decomposição da nitroglicerina é uma reação rápida.
As velocidades das reações químicas são determinadas através de leis empíricas, chamadas leis da velocidade, deduzidas a partir do efeito da concentração dos reagentes e produtos na velocidade da reação.¹
Fatores que afetam a velocidade de uma reação química:
Concentração dos reagentes: Geralmente quanto mais concentrado mais rápido é a velocidade. Existem exceções a esta rega.
Temperatura: Normalmente a velocidade das reações aumenta com o

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas