Relatorio 091011 Salvo Automaticamente

552 palavras 3 páginas
Relatório de Prática de Laboratório
Física Experimental – IEN223-20/1
Aluna: Karinna Rocha Paz – mat. 5900667
Prof. Paulo Bonfim
Práticas 09,10,11. data: 08/05/2015

A vantagem mecânica da roldana fixa e móvel

Introdução Roldana é uma máquina simples, cuja finalidade é alterar a direção e o sentido de forças transmitidas por cordas, sem alterar o módulo das mesmas. Esta definição é válida para roldanas ideais, que não tem atrito, e cuja massa é desprezível. A influência da massa da roldana só é importante em sistemas acelerados. Vantagem mecânica da roldana fixa = 1: sua função como máquina simples e apenas a de inverter o sentido da força aplicada, isto é, se aplicamos uma força de cima para baixo numa das extremidades da corda, a polia transmite à carga, para levantá-la, com uma força de baixo para cima. Isso é vantajoso, porque podemos aproveitar o nosso próprio peso (ou um contrapeso) para cumprir a tarefa de levantar um corpo. Assim sendo para que a carga suba de "1 m" o operador deve puxar seu ramo de corda para baixo, de "1 m".

Vantagem mecânica da roldana móvel: A polia raramente é utilizada sozinha, dado o inconveniente de ter que puxar o ramo de corda da potência para cima. Normalmente vem combinada com uma polia fixa. Para tal montagem tem-se F=R/2; VM = 2 e dp = 2 dr. Assim, para que a carga suba de “1m” o operador deve puxar seu ramo de corda para baixo, de “2m”.

Objetivos
Reconhecer que a roldana fixa modifica a direção e o sentido da força motora.
Determinar as vantagens mecânicas Vmer, Vmei e Vmd da máquina simples. Equipamento
Suporte para sistema de roldanas.
Roldana fixa.
Fios de nylon com anéis.
Dinamômetro.
3 pesos de 50g.

Procedimento Experimental
Ajustou-se o suporte para que o mesmo não ficasse inclinado.
Com o dinamômetro, após ajuste do zero, mediu-se o valor da força resistente FR (peso do conjunto formado pelo gancho lastro e duas massas acopláveis).
Mediu-se o valor da força equilibrante FM através

Relacionados