FOR A DE ARRASTO E SUSTENTA O NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO FINAL

2958 palavras 12 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA
ENGENHARIA MECÂNICA

FORÇA DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO – NATAÇÃO

VILA VELHA
Junho, 2015
Thadeu Mourão Pinto
César Augusto Alves Pereira

FORÇA DE ARRASTO E SUSTENTAÇÃO NO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO – NATAÇÃO
.

Trabalho apresentado à disciplina de Mecânica dos Fluidos II do Centro Universitário Vila Velha, como requisito parcial para obtenção da nota bimestral.
Professor: Daniel Enerto Otárola Tasaico

VILA VELHA
Junho, 2015
RESUMO
A natação é um esporte de alto rendimento no qual é praticado em um meio ao qual o ser humano não está habituado. O conhecimento de conceitos de mecânica dos fluidos sugere aos treinadores maneiras de melhorar o desempenho dos seus atletas, seja utilizando esses conceitos na avaliação do desempenho ou no desenvolvimento de novas tecnologias. O principal foco das pesquisas na natação e a força de arrasto e sustentação, que são os determinantes dos resultados das competições, sendo basicamente o objetivo das pesquisas são o aumento da força de sustentação e diminuição da força de arrasto, tendo como objetivo final a melhora do desempenho do atleta. O presente trabalho tem como objetivo descrever os efeitos biomecânicos da natação, como a força de arrasto e sustentação na natação.

1. INTRODUÇÃO
A natação é um esporte de alto rendimento no qual é praticado em um meio ao qual o ser humano não está habituado. E esses atletas são exposto no momento do nado a força propulsivas e a resistência da água (KANEFUKU, 2009). Como em todo esporte de alto rendimento ele não fica restrito apenas aos treinos dos atletas, uma equipe é formada com o intuito de melhorar os rendimentos dos atletas, através de desenvolvimento de novas técnicas de treinamento, equipamentos, entre outros estudos (BARROS, 2010).
A aplicação dos conceitos de mecânica dos fluidos é uma forma de se entender e obter melhorar nos rendimentos desses atletas (CORRÊA et. al., 2011). Com

Relacionados