relatoria aula pratica Homeostasia

Páginas: 6 (1337 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014




RELATÓRIO AULA PRÁTICA nº 1
Meio Interno e Homeostasia



Professora: Dra. Caroline Perinazzo da Veiga
Curso Psicologia

Alunos: Aline Venturini Soares
Gabriela Wolff Gonçalves
Vanessa Schmitz Bulcão
1- Referencial Teórico:

A Homeostase é a capacidade do nosso sistema biológico de passar por mudanças e promover o equilíbrio a fim de manter o funcionamento interno. O termofoi criado, em 1932, por Walter Bradford Cannon, a partir do grego homeos = similar ou igual, e stasis = estático.
Para manter-se em equilíbrio o nosso sistema biológico não pode apresentar grande variação de seus parâmetros - temperatura corporal, pressão arterial e consumo de oxigênio, por exemplo. Para sobreviver a um ambiente, por ventura instável e, às vezes, hostil o nosso organismoprecisa se ajustar a essas mudanças.
Na realização de um esforço físico ou atividade física, a manutenção interna tornam-se mais difícil, então, o organismo busca a adaptação até atingir o estado estável. O estado estável é a estabilização das características, neste estágio o organismo precisa de um tempo para equilibrar o metabolismo energético da atividade física. Um aspecto interessante é queessa adaptação ocorre de acordo com características pré-determinadas do indivíduo, e influências do ambiente externo que está inserido e seus comportamentos e hábitos de vida. Uma das coisas que mais caracteriza um ser vivo é sua interação com o meio que o cerca. Pelo menos em boa parte de sua vida, os organismos vivem às custas de uma troca de energia, matéria e informação com o ambiente , porexemplo, dois indivíduos submetidos a uma mesma alteração da homeostase não vão apresentar adaptações exatamente iguais.

Referência bibliográfica :
Fisiologia do exercício. – Brasília: Fundação Vale, UNESCO, 2013. 74 p. – (Cadernos de referência de esporte; 2). 1. Educação física 2. Esporte 3. Fisiologia humana 4. Brasil 5. Material didático I. Fundação Vale II. UNESCO
McARDLE, William D.; KATCH,Frank I.; KATCH, Victor L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 5 edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan SA, 2003.

2- Metodologia
Foram escolhidas duas componentes nas condições ativa e sedentária. Verificou-se destas a frequência cardíaca pelo pulso, frequência respiratória com a colocação da palma da mão na altura do diafragma a fim de perceber o movimento deinspiração e expiração, pressão arterial aferida pelas colegas Mara e Andréia, ambas com formação em Técnica de Enfermagem e através do termômetro digital a temperatura. Todas estas verificações foram realizadas em 3 momentos distintos; As componentes escolhidas realizaram atividade física aeróbica por um minuto, findando o tempo foi realizada as medições. Após 3 minutos de pausa, foi realizadomais 1 minuto da mesma atividade física, e assim, novamente, realizada as mesmas medições . O resultado das verificações foram anotadas e transformadas em gráficos e tabelas para posterior interpretação.


3- Recursos Utilizados:
Laboratório de fisioterapia da Universidade
Esfigmomanômetro para aferir a pressão arterial
Termômetro digital para medir a temperatura
Relógio com ponteiros paracontrole do tempo
Trampolim elástico para realização da atividade aeróbica


Parâmetros para averiguação e comparação
Classificação pressão Sanguínea para adultos


Sistólica ( mm Hg)
Diastólica (mm Hg)
Categoria
< 130
< 85
Normal
130 - 139
85 - 89
Normal Alta
140 - 159
90 - 99
Hipertensão branda (Estágio 1)
160 - 179
100 - 119
Hipertensão moderada (Estágio 2)
180 - 209
110 -119
Hipertensão grave (Estágio 3)
> ou = 210
> ou = 120
Hipertensão muito grave (Estágio 4)
Fonte: Joint Committe on Detection, and Treatment of High Blood Pressure - 1993












4- Resultados- perguntas baseadas no roteiro de aula prática concebido pela professora e apresentação de tabelas e gráficos

RESULTADOS DAS VERIFICAÇÕES DA AULA PRÁTICA

Gabriela -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relatoria de aula pratica
  • Diodos, relatoria da aula pratica
  • Relatoria da aula pratica de ciclo celular
  • Fermentação Alcoolica
  • Relatória de Micologia aula prática coleta de fungos do ar
  • Relatoria aula
  • Relatória de aula prática gerador de van de graaff
  • Relatória de Aula Prática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!