Relato rio Si ntese de Rayon

1158 palavras 5 páginas
Relatório da atividade experimental

“Química faz exercício”

Síntese de Rayon

12ºD
Ana Rita Oliveira, nº6
Bárbara Ferreira, nº8
Daniela Oliveira, nº12
Realização da atividade a 04\02\2015

Introdução
Mais uma vez, no âmbito do tema escolhido para o grupo, “Química faz exercício”, decidimos realizar uma experiência que envolvesse desta vez materiais utilizados para equipamentos desportivos, tais como camisolas, uma vez que o rayon é muito utilizado na indústria têxtil.
A produção desta fibra é importante na área do Desporto, pois sendo uma fibra fina, macia, leve, confortável, resistente, que absorve a humidade, esta é bastante utilizada não só no vestuário desportivo como, por exemplo, no preenchimento de bolas de futsal.
Deste modo, achamos pertinente produzir fibras de rayon, de forma a compreendermos o fabrico destes produtos.
Para a produção das fibras de rayon, foi necessário a utilização de alguns reagentes químicos tais como, o amoníaco (NH3) e ácido sulfúrico (H2SO4).

Fundamentação teórica
Rayon:
As fibras podem ser de dois tipos: naturais (obtidas a partir de diversas plantas e animais como o linho, a seda entre outras) ou sintéticas (as fibras artificiais produzidas pelo Homem como o Nylon, o Poliéster, o Rayon, etc.). A celulose é um polímero que existe em grandes quantidades, uma vez que é o componente principal das paredes celulares de todas as plantas. Trata-se de um polímero linear que pode ser comercialmente modificado para a produção de fibras sintéticas.
O rayon é a mais antiga fibra celulósica regenerada. Formado por celulose ou por compostos de celulose purificados, é um material têxtil artificial (seda artificial).
Há vários processos de sintetizar rayon. Laboratorialmente o processo mais comum é chamado de síntese do rayon cupramónio. Neste processo, a celulose é convertida num composto solúvel por reação com amoníaco e um sal de cobre (II), à temperatura ambiente. Em seguida, é extraída para uma solução de ácido

Relacionados