Relato Rio Propaganda Inc Tawane

575 palavras 3 páginas
Relatório do livro:
Propaganda, Inc – Vendendo ao mundo a cultura dos Estados Unidos
O livro foi escrito por Nancy Snow e publicado em 1998. O livro discute o que esta em jogo para os Estados Unidos e para sua pública propaganda diplomática no contexto global atual. A autora escreve sobre como os Estados Unidos vende seu sistema profundamente imperfeito para o mundo. Os EUA tem dois objetivos principais na sua agenda publicitária pós guerra: a defesa do mundo capitalista predominante contra a ameaça de mudança social (socialismo na Europa, América Latina e em outras partes) e a captura do mundo ex-colonial para a empresa privada e o capital estrangeiro. Um dos métodos que os Estados Unidos usam para deter a ameaça de mudança social é a “guerra de idéias contra o islamismo radical". Esta estratégia é baseada em três pilares: o primeiro é apresentar uma visão positiva da liberdade americana e oportunidade para o mundo; o segundo é isolar e marginalizar extremistas violentos; e o terceiro é criar um sentimento de interesses comuns e valores comuns entre os americanos e pessoas de diferentes países, culturas e fé.
Os Estados Unidos “pensa” que tem poder de intervir nos destinos de outras nações quando estas indicam querer tomar um rumo independente. A intervenção americana tem sido irrevogavelmente do lado de ricos e poderosos de várias nações ás custas de pobres e necessitados. Os líderes americanos derrubam grandes governos democraticamente eleitos ou governos populistas (exemplo: Guatemala, Moçambique, Chile) sempre que as nações mostravam seus interesses de priorizar as necessidades do seu povo ao invés dos interesses de investidores de corporações multinacionais.
A autora observa que a grande maioria da influência americana internacional não veio de maneira educacional, cultural ou como comunicadores artísticos, mas a partir do militar e missionário.
A USIA (Agência de Informação dos Estados Unidos) ou agência oficial de propaganda dos EUA teve grande

Relacionados