RELAT RIO N 01 PROCESSO DE ELETRIZA O 07 09 2014

2637 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA

RELATÓRIO Nº 01: PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO.
TURMA 34 – P.

EIDJAN PEREIRA DOS SANTOS - 5124155

UBERABA-MG
2014.

EIDJAN PEREIRA DOS SANTOS-512415

RELATÓRIO Nº 01: PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO.

TURMA 34 – P.

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte das exigências conclusão disciplina de Fenômenos Físicos e Químicos III no 4º período do curso de Engenharia Civil da Tuma 34-P.
Professor: Luciano Henrique Dias de Matos.

UBERABA-MG
2014.
SUMÁRIO

1 Introdução. 3
2 Objetivos. 4
3 Materiais utilizados: 4
4 Metodologia. 5
4.1 Eletrização por atrito: 5
4.2 Eletrização por Contato. 5
4.3 Eletrização por indução. 6
5 Resultados e Análises. 8
6 Conclusão. 13
7 Referências bibliográficas. 14

1 Introdução.

Durante muito tempo acreditou-se que a partícula fundamental da matéria seria o átomo, que era considerado uma partícula indivisível. Hoje a ciência comprova que os átomos possuem um núcleo, com carga positiva, e partículas externas a esse núcleo, com carga negativa.
O núcleo de um átomo é constituído de partículas positivas, os prótons, e neutras, os nêutrons. As partículas negativas são conhecidas como elétrons. A carga de um próton e a carga de um elétron são iguais, em módulo, à unidade fundamental de carga elétrica.
A carga elétrica é uma propriedade fundamental e característica das partículas elementares constituintes do átomo. A estrutura dos átomos pode ser descrita com base em três partículas elementares: o elétron, que possui carga elétrica negativa, o próton de carga elétrica positiva e o nêutron que não possui cargas elétricas.
No entanto, pode-se, através de três técnicas básicas, afetarmos o equilíbrio entre as cargas elétricas existentes num determinado materiais, deixando-os positivamente ou negativamente carregados, tais técnicas são conhecidas como processo de eletrização, por contato, atrito ou indução.
Eletrização por contato, este processo de

Relacionados