Relat Rio E Trabalho Brunna E Vict Ria

918 palavras 4 páginas
IBMR LAUREATE

TEORIAS PSICOLÓGICAS DO DESENVOLVIMENTO

BRUNNA MENEGUELLI
VICTÓRIA ABREU

2º PERÍODO - MANHÃ
RELATÓRIO
A observação foi realizada com uma criança de 4 anos, do sexo feminino. Ela foi feita em seu apartamento e teve início às 18:00. C. frequenta a escola no turno da manhã, e passa as tarde em casa sob os cuidados de sua avó paterna. Seus pais trabalham, e chegam em casa por volta das 18 horas.
Quando chegamos, C. estava no meio de uma brincadeira com suas bonecas Barbies. Uma das observadoras perguntou o que ela estava fazendo, ela logo respondeu que estava fazendo a janta de suas “filhas” enquanto elas viam desenho animado. Enquanto cozinhava - no sofá com uma panelinha e algumas comidas de plástico - ela conversava com as bonecas e percebemos que cada uma tem um nome. Às vezes ela cantava alguma música de uma animação da Disney – sua mãe disse que ela assiste tal filme sem parar – e outras vezes estava brigando com as bonecas, dizendo que se elas não comecem, levariam uma surra.
Num dado momento, ela parou a brincadeira e começou a pintar e a fazer exercícios de escola. Em sua casa percebe-se que ela tem fácil acesso a lápis de cores, canetinhas, papel, tesoura e este tipo de material. Ficam todos exposto na sala do apartamento. Algumas vezes, durante a pintura, ela parava para passar um batom, com a ajuda de um espelho, se observando por um tempo, e sempre dizia que adorava a cor rosa. Ela convidou as observadoras para pintar com ela, fornecendo todo o material.
Durante a pintura, perguntamos sobre a escola e suas atividades. C. possui um vocabulário bastante extenso e nos contou detalhadamente suas atividades, com pouquíssimos equívocos verbais. Percebemos que ela tem uma ótima coordenação motora, recortando desenhos de livros quase perfeitamente. Ela nos apresentou às suas netas – bonecas menores, filhas de suas Barbies – e, contou uma história sobre um gato “monstro-malvado” que ela tinha conhecido na casa dos avós.
Nos

Relacionados