Relat Rio E Cuidados Gerais

Páginas: 8 (1853 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
INTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PROFa. ANA BRÍGIDA SOARES

Relatório
1- OBJETIVOS GERAIS:
1.1- Ensinar as técnicas necessárias para um estudante poder trabalhar com compostos orgânicos.
1.2- Aprender a manusear os equipamentos básicos para uma pesquisa laboratorial.
1.3- Conhecer as técnicas para sintetizar, analisar, separar e purificar compostos orgânicos.

2- Caderno de laboratório
Paratoda aula prática o aluno deverá trazer um esquema das aulas práticas e anotar os resultados obtidos no mesmo, ao final do período o caderno será analisado pelo professor. Desta forma, o mantenha em dia.

3- RELATÓRIO:
O relatório da experiência realizada deverá ser entregue ao Professor, logo no início da aula seguinte (redigido a mão). O relatório deverá conter os seguintes itens:
1. Título daExperiência realizada.
2. Objetivos. (0,5 pontos)
3. Introdução.(1,5 pontos)
4. Material e reagentes (0,5 pontos)
5. Procedimento Experimental- Deve ser redigido de forma impessoal e no passado (1,0 pto)
6- Resultados e Discussão (5,0 pontos)
. Resultados (deverão ser colocados em forma de tabelas): Reações, mecanismos, cálculos e outras observações relacionadas ao experimento.
. Discussão:Comentários dos resultados obtidos experimentalmente e comparação com os dados disponíveis na literatura. Esta é a parte mais importante do relatório e de maior peso, por isto, pesquise bastante pata fundamentar a sua discussão.
6. Conclusão. (1,0 pto)
7. Bibliografia. (0,5 pto)

O relatório deverá ser entregue na aula seguinte até o final do dia.
Caso o aluno não entregue o relatório perderá 50% do valortotal do relatório na entrega no segundo dia e nos dias restantes perderá mais 10% do valor total por dia de atraso.

O ALUNO QUE CHEGAR COM MAIS 10 MINUTOS DE ATRASO PARA A AULA PRÁTICA, NÃO ENTRARÁ NO LABORATÓRIO.
SEGURANÇA E NORMAS DE
TRABALHO NO LABORATÓRIO


1- INTRODUÇÃO

Laboratórios de química não precisam ser lugares perigosos de trabalho (apesar dos muitos riscos em potencial que nelesexistem), desde que certas precauções elementares sejam tomadas e que cada operador se conduza com bom senso e atenção.
Acidentes no laboratório ocorrem muito freqüentemente em virtude da pressa excessiva na obtenção de resultados. Cada um que trabalha deve ter responsabilidade no seu trabalho e evitar atitudes impensadas de desinformação ou pressa que possam acarretar um acidente e possíveisdanos para si e para os demais. Deve-se prestar atenção a sua volta e prevenir-se contra perigos que possam surgir do trabalho de outros, assim como do seu próprio. O estudante de laboratório deve, portanto, adotar sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica em tudo o que faz. Deve, particularmente, concentrar-se no seu trabalho e não permitir qualquer distração enquanto trabalha. Da mesmaforma, não deve distrair os demais desnecessariamente.


2- NORMAS DE LABORATÓRIO

01. Não se deve comer , beber, ou fumar dentro do laboratório.
02. Cada operador deve usar, obrigatoriamente, um guarda-pó. Não será permitido a permanência no laboratório ou a execução de experimentos sem o mesmo. O guarda-pó deverá ser de brim ou algodão grosso e, nunca de tergal, nylon ou outra fibra sintéticainflamável.
03. Sempre que possível, usar óculos de segurança, pois constituem proteção indispensável para os olhos contra respingos e explosões.
04. Ao manipular compostos tóxicos ou irritantes a pele, usar luvas de borracha.
05. A manipulação de compostos tóxicos ou irritantes, ou quando houver desprendimento de vapores ou gases, deve ser feita na capela.
06. Leia com atenção cada experimento antesde iniciá-lo. Monte a aparelhagem, faça uma última revisão no sistema e só então comece o experimento.
07. Otimize o seu trabalho no laboratório, dividindo as tarefas entre os componentes de sua equipe.
08. Antecipe cada ação no laboratório, prevendo possíveis riscos para você e seus vizinhos. Certifique-se ao acender uma chama de que não existem solventes próximos e destampados, especialmente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio De Geologia Geral
  • Relat Rio Geral
  • RELAT RIO DE FISIOLOGIA GERAL
  • Relat rio filme Salve geral
  • Relat Rio Quimica Geral E Inorganica
  • RELAT RIO GERAL DE ATIVIDADES 2014
  • Relat Rio De Qu Mica Geral
  • RELAT RIO GERAL 2 EXPER

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!