Relat rio Telhas de concreto

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 10 de março de 2015
DCEEng - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E ENGENHARIAS


Trabalho apresentado para avaliação na Disciplina de Química para Engenharia, sob orientação da Prof. Dra. Ilaine Teresinha Seibel Gehrke




TELHAS DE CONCRETO





Alunos: Jéssica Krauser Melo, Jéssica Martini da Silva, Odmartan Ribas Maciel e Renan Carlos Ceribola da Silva


Ijuí – RS – 2013


INTRODUÇÃO

No decorrer da história dahumanidade, se fez necessário o desenvolvimento de materiais e processos que racionalizassem a construção, gerando ganhos nas características das edificações.
Entre os ganhos buscados, falando-se de telhas de concreto, procura-se por bons isolamentos e durabilidades, bem como outras características que garantissem uma melhor gestão energética das condições térmicas no seu interior.
Atualmente,perdendo apenas para a água, o concreto é o segundo bem de consumo mais utilizado pelo homem.
As necessidades da sociedade foram se modificando e isso fez com que a composição e características das telhas e do concreto se adequassem às exigências.
Inicialmente, os aditivos não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje são fundamentais para sua composição. Eles têm acapacidade de alterar propriedades do concreto, ampliando suas qualidades ou minimizando seus pontos fracos.
O concreto, em função de suas inúmeras vantagens e características, tem sido o material mais usado na construção de pontes, viadutos, prédios residenciais e comerciais, industriais e públicos, barragens, túneis, entre outros.

1. História das telhas de concreto

Registros históricos mostramos chineses utilizavam telhas de barro há cerca 5.000 anos atrás. Os gregos utilizavam modelos de telhas planas de barro na construção de telhados entre 4.000 e 5.000 anos atrás. Durante o Império Romano, foram adotadas telhas de barros, variantes das gregas, pelos romanos.
Foi somente em 1844, na fábrica de cimento Kroher, na cidade de Staudach na Bavária, que surgiram as telhas de concreto.Fato curioso, decorrente ao seu pioneirismo, é que em Staudach existem muitos telhados com mais de cem anos de idade, testemunhas da durabilidade e eficiência das telhas de concreto.
Passado os anos, o processo produtivo das telhas de concreto foi evoluindo. Em 1919 foi desenvolvida a primeira máquina operada mecanicamente, conhecida como Ringsted, que utilizava uma esteira com formas de ferrofundido passando sobre um silo que lançava o concreto dentro dos moldes.
Em 1925, o engenheiro Willian Powell desenvolveu uma nova máquina que eliminou o trabalho manual, introduzindo o sistema de extrusão.
Outras importantes melhorias tecnológicas foram introduzidas na fabricação das telhas de concreto no decorrer dos avanços tecnológicos, fato que proporcionou um rápido crescimento desta indústria.Decorrente do uso de novos materiais, aditivos e agregados especiais, as telhas de concreto se tornaram mais bonitas, práticas e duráveis.
No Brasil, a produção de telhas de concreto começou em 1976, em São Paulo, com a implantação da fábrica da Eternit. Mesmo sendo um material relativamente novo no mercado nacional, há cerca de 40 fabricantes espalhados pelo território brasileiro, produzindotelhas de qualidade, comparadas aos maiores fabricantes do restante do mundo, onde a telha de concreto já é tradicional.


2. O que são as telhas de concreto
As telhas de concreto são compostas de cimento, agregado e água, aditivos ou adição. São componentes para cobertura, com forma retangular e perfil geralmente ondulado, fornecido na cor natural ou colorido pela adição de pigmento à massa ou pelaaplicação de uma camada superficial.



Características (Modelo Coppo Veneto)
Absorção de Água: < 10%
Cobrimento por m²: 10,4 telhas/m²
Distancia das ripas: 32 cm
Dimensões: 33 cm(largura) x 42 cm (comprimento)
Inclinação mínima: 30%
Peso Médio unitário: 4,70 kg/peça
Peso Médio/m²: 49,4 kg/m²
Resistência: 240 kgf



3. Produção

Nesta ilustraçaõ temos, de maneira detalhada, todo o processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat rio concreto
  • Telhas de Concreto
  • Telha de concreto
  • Relat Rio De Visita T Cnica A Uma Central De Concreto
  • Relat Rio De Mat B Dosagem Do Concreto
  • telha de concreto
  • Telha de concreto
  • Telhas de concreto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!