Relat rio Precipta o de Prote nas

1049 palavras 5 páginas
Universidade Federal de Goiás
Instituto de Ciências Biológicas II-ICB II
Laboratório de Biofísica e Biologia Molecular

REAÇÕES DE PRECIPITAÇÃO DE PROTEÍNAS

Acadêmica:
Renata Ferreira Borges

Goiânia,2014

1. Resumo
O experimento deste presente trabalho tem como objetivo habilitar o aluno a observar a perda de solubilidade da proteína (precipitação), que poderá ocorrer pelo processo de desnaturação ou não.

2. Introdução
O ponto isoelétrico de uma proteína é o pH em que o número de cargas positivas é igual ao número de cargas negativas, não permitindo a migração da molécula em um campo elétrico. Neste ponto, a solubilidade de uma proteína é mínima. Mas, se o número entre cargas positivas e negativas for diferente, a proteína apresentará carga, positiva ou negativa. Com isso, uma nova força garante a solubilidade ao permitir a repulsão entre moléculas de mesma carga efetiva o que, afastando as moléculas entre si, favorece ainda mais a interação com o solvente ou o meio onde a proteína está inserida.
No ponto isoelétrico, a carga nula não permite forças de repulsão e as moléculas proteicas interagem entre si, formando agregados que tendem a se precipitar (SIQUEIRA, 2003). A desnaturação provoca, em geral, grande perda de solubilidade das proteínas em solventes aquosos. A perda da solubilidade no ponto isoelétrico tem sido um critério clássico para detectar e acompanhar a desnaturação de proteínas em soluções aquosas (SGARBIERI, 1996). Para que uma proteína se precipite, uma das formas é atingir o seu ponto isoelétrico, onde ela é mais insolúvel.
A solubilidade de uma proteína desnaturada diminui devido à modificação em suas estruturas secundárias, terciárias e quartenárias. Durante a desnaturação, as forças responsáveis pela conformação original se quebram e novas surgem, resultando em uma nova conformação (GRISWOLD, 1972). A influência nessa propriedade de solubilidade da proteína, culminado na sua precipitação, é

Relacionados

  • Relat rio Precipta o de Prote nas
    1029 palavras | 5 páginas